O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo para a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia que foi publicado nesta segunda-feira (16), quando se comemora o Dia Mundial da Voz. Lula começa o depoimento dizendo que, quando recebeu o diagnóstico de câncer na laringe, teve "muito medo de perder a voz".
"Recebi as fonoaudiólogas e fizemos exercícios diários para minimizar os efeitos da radioterapia em minha voz e deglutição. Em determinado momento do tratamento, fiquei mais rouco e senti muita dificuldade de engolir. As orientações que recebi me permitiram continuar me comunicando de forma efetiva e me alimentando pela boca, ainda com algumas restrições. Continuo fazendo fonoterapia porque tenho certeza de que minha voz pode melhorar ainda mais", disse.
Em seguida, o ex-presidente diz ser testemunha do valor da reabilitação da voz no tratamento do câncer de laringe. "Espero que todas as pessoas que tenham o mesmo problema que eu tive possam ter acesso ao mesmo tratamento que eu estou tendo. Afinal de contas, todos precisam ter o melhor neste país". Lula parabeniza os fonoaudiólogos e termina o vídeo com uma brincadeira: "Eu espero que a partir do dia 16, eu possa estar cantando melhor do que eu canto hoje".
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo