Agenda
Segunda-feira
Começa o período de consulta pública sobre o projeto da Lei Orçamentária de Curitiba para 2013. Até o dia 29, os curitibanos podem fazer sugestões ao texto em tramitação na Câmara de Vereadores, por meio do site da Casa (www.cmc.pr.gov.br), pelo e-mail comissao.economia@cmc.pr.gov.br ou nas urnas das ruas da cidadania.
Quarta-feira
Divulgação de nova pesquisa Datafolha sobre o cenário eleitoral em Curitiba, conforme protocolo n.º 704/2012 no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
Quinta-feira
Último dia de propaganda eleitoral gratuita.
O candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, revidou ontem as declarações do ex-presidente Lula, que na noite de sábado comparou o tucano aos ex-presidentes Fernando Collor e Jânio Quadros por não terem cumprido os mandatos até o fim. "É a estratégia petista típica, eles jogam baixo, muito baixo. Basta olhar o que eles fazem, de ataques, infâmias, e acusam o adversário. É a maneira mais cômoda", disse Serra ontem. No sábado à noite, em campanha para Fernando Haddad, Lula disse, em referência a Serra, que "o bicho tem uma sede de poder inigualável" e que, por isso, tenta novamente ser eleito prefeito de São Paulo. "Ele poderia ficar quieto e disputar com ela [Dilma] em 2014, 2018, 2030 ou 2040. Mas voltar a querer ser prefeito é achar que o povo é tonto." Serra deixou a prefeitura em 2006 para concorrer ao governo do estado, 15 meses depois de assumir o cargo. Jânio, eleito presidente em 1960, abandonou o posto meses depois. Collor deixou prefeitura e governo para disputar outros cargos, e sofreu impeachment antes de completar dois anos na presidência.
Debate
Hoje à noite a RIC TV promove o segundo debate do segundo turno das eleições em Curitiba. O confronto entre Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Jr. (PSC) tem início às 23h15. A Gazeta do Povo fará cobertura on-line ao vivo do debate aqui pelo site. Na próxima sexta-feira, ocorre o último debate da campanha, na RPC TV, a partir das 23 horas.
57.377 vereadores
Foram eleitos em 7 de outubro em todo o Brasil. Desses, 13,9% são do PMDB. Em seguida, com maior número de representantes, aparece o PSDB, com 9,2%, e o PT, com 9%, de acordo com levantamento da organização não governamental Transparência Municipal.
Controle de pesquisas
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, engrossou o coro daqueles que pedem regulamentação sobre as pesquisas eleitorais. Em campanha em Cascavel no sábado, ela disse que o Congresso Nacional precisa discutir os métodos usados pelos institutos. Mas ela minimizou a influência delas. "Eu respeito as pesquisas, mas elas não são definidoras da eleição", afirmou momentos antes de participar de um ato político em apoio ao candidato petista José Lemos, que disputa o segundo turno em Cascavel.
Pinga-fogo
"No começo, diziam que o Márcio era apenas um poste, como diziam que a Dilma era um poste, que ela não ia governar. O Márcio é um poste. Pois bem, é de poste em poste, o Brasil vai ficar iluminado."
Lula, ex-presidente , em campanha para Márcio Pochmann, candidato do PT à prefeitura de Campinas (SP). Pochmann não tem experiência alguma com cargo no Executivo, tal qual Dilma Rousseff antes de assumir a presidência.
Colaboraram: Rosana Félix e Luiz Carlos da Cruz.
Deixe sua opinião