Cobrada por parlamentares sobre a liberação de emendas apresentadas ao Orçamento, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior (foto acima), disse que reconhece a legitimidade das emendas de deputados e senadores, mas rechaçou propostas de fixar um índice mínimo de pagamento. A ministra argumentou que o governo vem liberando as emendas parlamentares num patamar acima do que ocorreria caso fosse adotada a trava de obrigar a pagar 1% da receita corrente líquida. Hoje, segundo ela, as liberações superam os R$ 3 bilhões. "Costumo brincar que sofro dos dois lados: aqui, querem vincular (à receita) e lá, nos ministérios, cada um quer ter o seu naco", disse a ministra.
Aliás...
A cobrança à ministra do Planejamento foi feita ontem, durante a apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013 no Congresso. Na reunião, Miriam foi pressionada, mas também cobrou os parlamentares. Ela pediu que seja liberado o gasto em investimento, mesmo que o Orçamento não seja aprovado até dezembro.
Aprovado
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem, em primeira discussão, a mensagem do governo que prevê a reativação do escritório de Representação Política do estado em Brasília. Pela proposta, a estrutura, que será mantida por meio de créditos adicionais abertos pelo Executivo estadual, funcionará como órgão de assessoramento da Casa Civil. O escritório foi desativado temporariamente há quatro meses.
Polícia
A CCJ da Assembleia aprovou ontem as três mensagens do governo do estado que tratam da remuneração da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; Polícia Civil e delegados; e Polícia Científica. O projeto diz respeito ao subsídio de cada categoria, que deverá ser pago em uma única parcela. Policiais, porém, defendem que as propostas apresentadas pelo Executivo não representam as reivindicações da categoria.
Alô?!
Foto: César Brustolin/SMCS
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB, foto), telefonou ontem para o presidente estadual do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, em mais uma tentativa de conseguir o apoio da legenda para sua candidatura à reeleição. Na Assembleia Legislativa, quase todos os parlamentares preferem apoiar Ducci em vez de embarcar na campanha do ex-deputado peemedebista Rafael Greca. Greca, porém, garante que será candidato.
Pinga-fogo
"A PEC está de acordo com o princípio do Estado Democrático de Direito, pois vem alavancar uma discussão histórica, e tudo o que favorece a democracia redunda em benefício para o povo."
Fernando Ganem, presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), em discurso aos deputados estaduais. Ele defendeu a PEC que altera a forma de eleição para o comando do TJ.
Colaborou: Euclides Lucas Garcia
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião