A semana de votações para os deputados estaduais já acabou. As sessões de hoje e amanhã foram suspensas com a justificativa de que a maioria dos deputados vai a Foz do Iguaçu assistir ao governador Roberto Requião (PMDB) tomar posse na presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e discutir soluções para a crise econômica mundial.
Segundo o presidente da Assembleia, Nelson Justus (DEM), haveria problemas de falta de quórum mesmo com projetos importantes para votar. As duas sessões canceladas serão realizadas na segunda-feira. Em pauta, o projeto do novo salário mínimo regional, a autorização para compra do terreno do Centro Judiciário e o projeto do Portal da Transparência.
Tarde
O deputado estadual Marcelo Rangel (PPS) diz ter ficado surpreso com o arquivamento de sua PEC do emprego. Ele diz que foi informado pela Mesa Executiva que poderia reapresentar a emenda se conseguisse 28 assinaturas. Recolheu 52. "Se eu soubesse que a minha não ia tramitar teria votado favorável a PEC do governo."
Enterrou
O presidente Nelson Justus reafirmou ontem que a PEC só pode voltar a tramitar na próxima legislatura, como determina a Constituição Federal. Em vez da emenda, será votado o projeto de Alexandre Curi (PMDB) que faz algumas modificações na lei Ratinho Junior (PSC), que vigora desde 2007 e trata do mesmo tema.
Promoção 1
Os vereadores de Curitiba aprovaram em primeiro turno um projeto de autoria da prefeitura que prevê mudanças no sistema de promoções dentro do serviço público municipal. Entre as mudanças, a presença passará a ser um dos critérios para a promoção.
Promoção 2
A nova regra também prevê pontuação diferenciada para os funcionários em cargos de chefia. Os dois pontos foram questionados pela vereadora Professora Josete (PT), que apresentou emendas contrárias às duas propostas. As duas emendas foram derrubadas.
Professores
O grau de doutor passará a significar uma gratificação de 15% a mais, em relação a quem tem o mestrado, aos professores da rede municipal de ensino de Curitiba. Antes, quem tinha doutorado estava no mesmo patamar dos docentes com mestrado.
Londrina 1
Depois de visitas secretas e relâmpagos a Londrina para se reunir com Hauly, Requião finalmente foi à televisão pedir votos para o candidato tucano. Ontem, na propaganda da hora do almoço, o governador disse que, se os londrinenses votarem em Hauly, será mais fácil trazer investimentos para o município, devido à proximidade entre os dois.
Londrina 2
Dentro de seus dois comitês de campanha, Barbosa Neto é visto como super-homem: aos 42 anos, o pedetista levanta às 5 horas, malha, faz boxe, não fuma e não bebe. Para os correligionários, somente com esse fôlego de atleta, ele consegue ter pique suficiente para enfrentar visitas e eventos de campanha, dois comícios por dia e gravações de programas eleitorais.
Na comissão
O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR) foi nomeado ontem titular da Comissão Especial da Câmara Federal que vai analisar a crise mundial e o impacto sobre a indústria brasileira. Ao todo, foram formadas cinco comissões setorizadas.
Pinga-fogo
"A corrupção é uma coisa endêmica. Mas não tem uma palavra minha de passar mão na cabeça de corrupto. Nenhuma. Não houve nenhum momento em que a alusão à corrupção não tivesse sido seguida de uma demissão."
Do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ontem, ao cobrar atitude do governo federal ao lidar com denúncias de corrupção envolvendo integrantes da administração pública.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Deixe sua opinião