Atualizado em 12/12/2006 às 19h05
Um ladrão foi flagrado pela internet ao assaltar uma casa no Guarujá, no litoral paulista. O curioso é que quem viu o assalto foi o dono da residência, que estava em Colonia, na Alemanha. O sistema de monitoramento instalado na casa, que fica na Praia de Pernambuco, tem um sensor de movimento, que acionou o celular do Reprodução imagem TV Globo- empresário durante uma reunião de negócios. As cenas gravadas pelas câmeras de segurança podem ser acompanhadas pela internet.
Recebi a informação no celular. Fui ao laptop, entrei na internet e olhei na minha casa ao vivo. Vi uma pessoa lá dentro que eu não conhecia. Liguei para o 'meu' mulher, que chamou a Reprodução imagem TV Globo polícia - contou o empresário João Pedro Wettlauser, por telefone, da Alemanha.
As imagens mostram o ladrão dentro da casa, olhando os cômodos. Em seguida, ele pega uma carteira e objetos. Depois, experimenta um casaco. Wettlauser viu tudo pela internet. Acionada, a polícia chegou em 15 minutos e prendeu o assaltante em flagrante.
- Ele passou detalhes para a gente de como era o ladrão e onde ele estava enquanto estávamos cercando a casa - contou à Reuters, por telefone, o cabo Américo Rodrigues, da 5a Companhia do 21 Batalhão do Interior da Polícia Militar.
- Isso foi crucial para que a gente agisse com objetividade. A ação não demorou mais que 15 minutos - disse o policial, que participou do cerco.
Segundo ele, o ladrão usou uma escada da própria residência para entrar na casa pelo primeiro andar. Quando entraram na casa, os policiais encontraram uma série de objetos, entre eletrodomésticos e ferramentas, embalados em sacos na cozinha, prontos para serem levados.
O ladrão não desconfiou que estava sendo vigiado a milhares de quilômetros de distância.
- Ele ficou surpreso quando soube que estava sendo visto por câmeras pela Internet - disse Rodrigues.
O delegado Rubens Eduardo Barazal Teixeira, da delegacia central do Guarujá, afirmou que o roubo a casas de veraneio é comum na Baixada Santista. No Guarujá, afirmou, a Praia de Pernambuco é mais visada, já que abriga um número maior de residências.
- O ladrão foi preso com a mão da botija - disse Teixeira.
Segundo o Teixeira, Anderson Carlos de Melo, o assaltante, foi preso em flagrante. O crime ocorreu na última sexta-feira, por volta das 14h30m.
O delegado afirmou que o sistema de monitoramento está cada vez mais em uso na região. Na capital paulista, os condomínios estão adotando o estilo 'big brother' por conta dos constantes arrastões.
- Além de prevenir roubos, o equipamento é usado nas investigações, para identificar autores de crimes - explicou.
Teixeira acrescentou, porém, que o maior problema do Guarujá não é o roubo a residências, mas os assaltos a banhistas e turistas na Praia da Enseada, região que concentra a maior parte dos hotéis da cidade e que fica a apenas um quilômetro das favelas. Segundo ele, o número de assaltos a pessoas no Guarujá caiu 35% este ano, uma redução de 800 casos.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano