O diretor-presidente da Cooperativa Agroindustrial LAR, Irineo da Costa Rodrigues, é o mais novo Cidadão Honorário do Paraná. A Assembléia Legislativa concedeu na quinta-feira o título ao empresário durante cerimônia com a presença do vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), do senador Osmar Dias (PDT) e de lideranças políticas e do setor agropecuário paranaense.
O deputado Reni Pereira (PSB) disse que propôs o título pelo trabalho de Rodrigues na agroindustrialização no Oeste, o empenho na agregação de valor para a produção agrícola regional e a disseminação dos valores do cooperativismo. "É uma justa e apropriada homenagem a uma pessoa que ajudou milhares de agricultores a ter um rendimento digno de seus produtos, agregando valor através da agroindustrialização", afirmou.
Para Irineo da Costa Rodrigues, o prêmio representa o reconhecimento de um trabalho de longo prazo, "de muita criatividade e compartilhado entre associados, líderes e funcionários.
Na presidência da cooperativa desde 1991, Irineo Rodrigues foi um dos principais responsáveis pelo processo de agroindustrialização da LAR. Durante sua gestão, o faturamento da empresa aumentou de R$ 102 milhões em 1995 para R$ 868 milhões no ano passado.
Gaúcho de Canguçu, Rodrigues chegou ao Paraná em 1974, recém-formado em agronomia, para trabalhar na Acarpa (atual Emater) em Matelândia. De 1977 a 1980 assumiu a chefia regional da instituição, em Cascavel. Foi presidente da cooperativa Sudcoop, da Credifronteiras (Sicredi) e da Cotriguaçu.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”