O PSDB, o DEM e o PPS tentarão convidar o empresário Fernando Cavendish, da construtora Delta, para depor no Senado. A decisão foi tomada pelos oposicionistas após a publicação, pela revista Veja desta semana, de denúncia que acusa o empresário de ter dito que, "com alguns milhões, seria possível até comprar um senador para conseguir um bom contrato com o governo".
Na reportagem, empresários que hoje estão em briga judicial com Cavendish atribuem ao dono da Delta a declaração referente aos senadores, além de acusar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu de fazer tráfico de influência no governo federal em favor da construtora. A Delta é uma das empreiteiras que atualmente mais tocam obras federais.
Os empresários que acusam Dirceu são os engenheiros José Augusto Quintella e Romênio Marcelino Machado. Quintela e Romênio eram donos da Sigma Engenharia, empresa adquirida pela Delta Construções em 2008. Os dois estão em litígio judicial com Cavendish devido ao negócio. E a Delta foi quem contratou os serviços de JD Assessoria e Consultoria, de José Dirceu.
"Acho que caberia até uma interpelação judicial do próprio Senado. Ele [Cavendish] colocou todo o Senado sob suspeição, quando não diz o nome de ninguém", diz Alvaro Dias (PSDB-PR).
Mentiras e leviandades
Em seu blog, José Dirceu contestou a matéria da Veja e disse que ela contém "mentiras e leviandades". O ex-ministro afirmou que vai acionar na Justiça os dois entrevistados, que o acusaram de tráfico de influência. "Recortar fatos, descontextualizá-los e amarrá-los numa clara linha de ilações não é jornalismo. Pela leviandade das acusações infundadas, vou acionar na Justiça os dois entrevistados que figuram como fontes únicas da Veja", escreveu Dirceu.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião