Os deputados aprovaram ontem, em segunda discussão, dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo, que visam à extinção de duas empresas, a Paraná Investimento e a Paraná Desenvolvimento.
Segundo a justificativa apresentada pelo governo estadual, a Paraná Investimento, criada em 14 de junho de 1996 para alavancar investimentos públicos no território paranaense, sem provocar endividamento adicional, não vem cumprindo com o objetivo para a qual foi criada. E ainda assinalou que a existência da empresa já não se faz mais necessária, pois as ações antes realizadas pela Paraná Investimentos agora são feitas diretamente pelo estado.
A proposta recebeu uma emenda aditiva do deputado Neivo Beraldin (PDT), solicitando que antes da extinção da empresa fosse feita uma auditoria pelo Tribunal de Contas ou uma auditoria independente. A emenda foi aprovada pelos deputados.
Na seqüência, os parlamentares votaram a segunda proposta do governo, que pretende extinguir a Paraná Desenvolvimento. A proposta foi aprovada. No segundo caso, a justificativa apresentada pelo governo estadual para a extinção da empresa, fundada em 19 de junho de 1997, é que o empreendimento criado com o objetivo de ter participação acionária em outras sociedades em fase de instalação ou expansão no Paraná já não apresenta mecanismos viáveis para sua manutenção, em especial, no que diz respeito a legislação estadual. A proposição recebeu uma emenda similar ao primeiro projeto, propondo a realização de auditoria, porém os deputados não aprovaram a iniciativa.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
Lula diz a Motta e Alcolumbre que não mandará propostas ao Congresso sem consultar líderes
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Deixe sua opinião