O Encontro Nacional de Prefeitos, que reúne cerca de 20 mil pessoas em Brasília desde a segunda-feira até hoje, marca a ampliação da agenda paranaense da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Cotada para ser candidata do PT ao governo do Paraná em 2014, ela recebeu ontem pela manhã no Palácio do Planalto 15 prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). À noite, foi a "estrela" de um coquetel com cerca de 250 prefeitos de todas as regiões do estado, organizado pelo coordenador da bancada federal do Paraná, deputado Osmar Serraglio (PMDB).
Na entrada do evento, prefeitos e assessores fizeram uma fila que chegou a 30 metros para tirar fotos com a ministra. "Ela vai dar trabalho para o candidato do meu partido no ano que vem", disse a prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos (PSDB), sobre a possível disputa eleitoral entre Gleisi e o governador tucano Beto Richa. Lilian foi uma das que encararam a fila para ser fotografada com a ministra.
Depois, Gleisi foi a última a discursar em um palanque com 12 deputados federais e um senador, Sérgio Souza (PMDB). Repetiu informações sobre o pacote de bondades para os prefeitos anunciado pela presidente Dilma Rousseff um dia antes, falou sobre investimentos para o Paraná, mas não tocou no tema eleições. "Foi um evento multipartidário da bancada do Paraná, como tantos outros que estão acontecendo em Brasília. Não tem caráter eleitoral. Acho que a procura [para as fotos] se deve por eu ter encontrado muita gente que esteve ao nosso lado na campanha de 2012", amenizou a ministra, ao final do coquetel.
Na próxima segunda-feira, a ministra vai visitar, junto com Dilma, duas cidades do interior do Paraná. Em Arapongas, no Norte, elas vão lançar o Programa Nacional de Agroindústrias na Reforma Agrária. Em Cascavel, no Oeste, vão participar do Show Rural Coopavel. Aliado da ministra, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), também quer a presença de Dilma e, por consequência, de Gleisi na festa de aniversário da capital, no dia 29 de março. "Pedi para a Gleisi ajudar no convite à presidente", disse o pedetista. Fruet também esteve na reunião com representantes da Assomec. "É um momento novo na associação", afirmou o prefeito, em referência à disputa política que envolveu recentemente o comando da entidade. No último dia 16, o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart (PT), apoiado por Fruet e Gleisi, foi escolhido presidente da Assomec após ter empatado a eleição com o prefeito de Almirante Tamandaré, Aldnei Siqueira (PSD), do grupo de Richa. O petista foi considerado vencedor por ser mais velho.
Trem para Paranaguá
Os prefeitos da Assomec pediram a Gleisi para participar das discussões sobre a construção do novo ramal ferroviário que vai ligar o interior do estado a Paranaguá. O projeto ainda está em estudo, mas a tendência é que o novo trecho comece na Lapa e cruze municípios da região, como Araucária e São José dos Pinhais. Segundo Luizão, representantes da associação terão audiência com o presidente da Empresa de Planejamento e Logística, Bernardo Figueiredo, para discutir o assunto. Fruet disse que também tentará retomar a discussão sobre o contorno ferroviário de Curitiba, a partir das obras do novo ramal.