Os escândalos de corrupção em todas as esferas de governo, que estão quase todos os dias no noticiário, serão objeto de discussão, debate e trabalho durante a 1.ª Semana da República. O evento, promovido pelo Instituto Atuação Paraná (IAPR), começa amanhã com o Transparência Hack Day no qual programadores e ativistas trocarão experiências na fiscalização do poder público por meio da internet. Outros eventos serão realizados nos dias 25 e 26.
Segundo o presidente do instituto, Pedro Veiga, o primeiro evento será uma espécie de workshop sobre a fiscalização do poder público. Após uma palestra introdutória, os participantes poderão elaborar plataformas que permitam a comparação de dados dos gastos públicos no Brasil e no mundo, a partir de informações disponíveis na internet. A ideia é elaborar plataformas que consigam transmitir para a população o que significam os dados dos diversos portais da transparência dos governos estaduais e municipais e da União. O evento será no bloco amarelo da Universidade Positivo, às 14 horas.
Já na próxima sexta-feira, o grupo deve trazer acadêmicos de diversas áreas das ciências humanas e ONGs para debater problemas e soluções para a democracia brasileira, em um evento intitulado Painéis Republicanos. Por fim, no dia 26, um evento nomeado Simpósio Republicano deve fechar a semana, no Auditório do Museu Oscar Niemeyer.
A entrada é franca em todos os eventos, mas os organizadores pedem para que os interessados em participar dos dois primeiros dias entrem em contato com antecedência através do e-mail atuapr@gmail.com ou pela página do grupo no Facebook (http://on.fb.me/s7jUyg).
O IAPR é uma instituição apartidária que visa desenvolver o debate público e promover o combate à corrupção e à má administração pública. A organização surgiu no ano passado, e foi idealizado por estudantes universitários. De acordo com Veiga, que é estudante de Direito, durante seu primeiro ano de existência, o Instituto Atuação Paraná buscou se organizar como instituição, e só agora os projetos estão sendo colocados em prática. "Preferimos nos estruturar primeiro. Não queríamos ser algo que surge com força, mas logo some", explica.
Serviço
1.ª Semana da RepúblicaAmanhã Transparência Hack DayUniversidade Positivo, Bloco Amarelo, Salas 210 e 211 das 14 às 22 horas
Dia 25 Painéis RepublicanosLocal e horário a definir
Dia 26 Simpósio RepublicanoAuditório do Museu Oscar Niemeyer, das 9h30 às 16h20
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo