A CPI dos Bingos terminou o dia ontem dividida quanto à estratégia para convocar Márcio Thomaz Bastos (Justiça). Uma ala defendia avançar sobre o ministro sem intermediários. Outra argumentava ser esse o sonho do governo, que imediatamente recorreria ao Supremo. Um por um Os que são contra o ataque frontal ao ministro, que nega envolvimento na crise do caseiro, querem ouvir primeiro Daniel Goldberg. Na pior das hipóteses, os senadores avaliam que o assessor pode afirmar ter repassado dados ao chefe. Psicodrama Outra idéia, a mais radical do dia, era promover uma grande acareação entre o ex-ministro Palocci, Goldberg e Jorge Mattoso, ex-presidente da Caixa. Pressão total Diante da liminar conseguida por Paulo Okamotto resguardando seu direito de não ser incriminado na CPI hoje, os senadores vão usar a acareação dele com Paulo de Tarso Venceslau para constrangê-lo. Pior para Lula Após a queda de Antônio Palocci, ganhou força na CPI dos Bingos a ala que, desde o início, foi contra poupar o ex-ministro: os tucanos Antero Paes de Barros e Alvaro Dias e os pefelistas José Agripino, Efraim Moraes e Demóstenes Torres. Criação coletiva O atraso na votação do relatório final da CPI dos Correios será providencial para o PT. Produzido para inviabilizar a aprovação do parecer de Osmar Serraglio (PMDB-PR), o documento mobilizou petistas nas duas Casas do Congresso, mas não estava pronto até ontem à noite. Índex petista No afã de negar o mensalão, as irregularidades nos contratos de Marcos Valério com a Visanet e a participação de ex-ministros em irregularidades, havia petista vetando até a expressão "valerioduto" no texto alternativo. Efeitos especiais Do deputado ACM Neto (PFL-BA) sobre o relatório paralelo que do PT: "É uma peça de ficção. Deve ser enviada para Steven Spielberg, pois tem boa chance de ganhar o Oscar".
Nem pensar O ex-presidente da CCJ da Câmara Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ) dará parecer contrário ao pedido de aposentadoria por invalidez do deputado mensaleiro José Janene (PP-PR). Biscaia é o relator da consulta sobre a legalidade do pedido. Pense bem Janene pressiona o PT com ameaças de contar o que sabe sobre o mensalão e outros assuntos espinhosos. Seu caso se encontra parado há meses. Tabajara FC Do deputado João Caldas (PL-AL) sobre os novos ministros: "Lula vai para a Copa com os reservas. Muitos não se elegeriam síndicos de seus prédios. Como vão ajudar na eleição?" Animadores de auditório Nada menos que 40 pessoas do "escalão avançado" da Presidência já estão em Salvador (BA) para preparar a visita de Lula amanhã. Metade do grupo é formado por "articuladores sociais". Os demais, trabalham no cerimonial e na segurança. Na medalhinha O Ministério da Cultura joga duro com a Prefeitura de São Paulo no caso do Museu do Futebol do Pacaembu. Um parecer de Antônio Grassi, "zagueirão petista" e presidente da Funarte, vetou o uso da Lei Rouanet para viabilizar o projeto.
TIROTEIO
Do líder do PT na Assembléia paulista, Ênio Tatto, sobre o tucano Geraldo Alckmin ter afirmado que sua mulher, Lu, "se equivocou" ao aceitar vestidos fornecidos por um estilista:
Entre a candura e a cara dura, Alckmin segue minimizando graves suspeitas. Para ele, nada a investigar, nada a explicar.
Deixe sua opinião