Pela primeira vez desde o desmoronamento da obra da Estação Pinheiros do metrô o engenheiro responsável pela obra, Celso Rodrigues, do consórcio Via Amarela, se pronunciou. De acordo com Rodrigues, a tragédia pode ter muitas causas e todas devem ser apuradas.
- Existem muitas possibilidades que podem levar uma obra à ruptura. Eu não quero entrar no detalhe porque as causas estão sendo investigadas. Pode ser um erro de construção, pode ser um erro de projeto, pode ser uma falha geológica, enfim isso tudo vai ter que ser investigado - disse o engenheiro.
O engenheiro afirmou que todas as responsabilidades também serão apuradas. Ele desmentiu a nota divulgada no fim de semana passado pelo consórcio, informando que o excesso de chuvas teria causado o acidente.
- Se você ler a nota verá que o consórcio não está afirmando que o acidente ocorreu por causa das chuvas. Todas as causas do acidente vão ser apuradas para que o diagnóstico e a definição final do que aconteceu espelhe a realidade. Por enquanto, nenhuma hipótese pode ser descartada.
Questionado sobre as medidas de segurança que deveriam ter sido tomadas quando rachaduras foram encontradas quinta-feira, véspera da tragédia, o engenheiro Celso Rodrigues disse que não houve tempo para isso.