• Carregando...

Os dois projetos de lei enviados à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelo governador Beto Richa (PSDB) são um conjunto de medidas impopulares que, segundo o executivo estadual, visa a redução de despesas e o aumento de receitas. Para serem aprovados o quanto antes, como deseja o governo do Paraná, os projetos devem passar por uma série de trâmites, que podem ser agilizados. Entenda como será a votação.

1-Primeiro, será apresentado um requerimento que transforma a sessão ordinária em comissão geral, o popular "tratoraço". Esse mecanismo regimental da casa permite que as propostas, que normalmente levariam semanas ou meses para serem votadas, sejam apreciadas em um único dia.

2-Depois de instalada a comissão geral, os deputados votam primeiro sobre a constitucionalidade dos projetos. Se aprovados, os parlamentares passam para uma terceira votação, para discutir o mérito da questão.

3-Se os projetos passarem, há uma quarta votação, mas dessa vez sobre as emendas. Se resolverem aprovar as emendas em bloco, e não individualmente, a discussão pode andar ainda mais rápido.

4-Ao fim, há uma quinta e última votação sobre a redação final dos projetos. Depois dessa etapa, o governo só precisa sancionar e publicar em Diário Oficial para os projetos valerem de vez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]