• Carregando...

Curitiba – A Paraná Pesquisas consultou 510 eleitores entre quarta a quinta-feira da última semana para avaliar como o curitibano vem interpretando a crise política brasileira. Todas as pessoas que opinaram têm mais de 16 anos e podem votar. O questionário preenchido pelos pesquisadores tinha 11 perguntas e 19,61% das entrevistas foram fiscalizadas.

Primeiro os entrevistados foram questionados sobre se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está envolvido e se tentou encobrir as denúncias. As duas perguntas seguintes tentaram avaliar se o eleitor acredita que os culpados serão punidos e por quê. Duas perguntas testaram a memória dos eleitores sobre os parlamentares do Paraná que atuam nas investigações. Não foram apresentadas listas de nomes.

Depois, o eleitor respondeu se as denúncias vão mudar seu voto nas próximas eleições e explicou seu motivo. Todos foram consultados ainda sobre o risco de inteferência na economia, a gravidade das denúncias e o estágio das investigações. O grau de confiança de 95% indica que, se a mesma pesquisa fosse realizada outras cem vezes, em 95, os resultados seriam idênticos, explica o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira. A margem de erro foi de 4,5% para cima e 4,5% para baixo.

As questões foram elaboradas pela reportagem da Gazeta do Povo, que aplicou alguns questionários identificando os eleitores. Esses entrevistados, no entanto, não tiveram suas opiniões tabuladas, para que critérios subjetivos de escolha não interferissem nos números. Os políticos e analistas tiveram acesso aos números na hora das entrevistas. (JR)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]