Depois de encaminhar ofício ao presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), solicitando que o orçamento de 2010 da União não seja encaminhado para sanção do presidente Lula, o líder do DEM na Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado (GO) (foto), afirmou que o relator-geral da proposta, deputado Geraldo Magela (PT-DF), "voltou atrás e vai cumprir integralmente" o acordo firmado inicialmente com a oposição. Segundo Caiado, estão sendo canceladas as emendas feitas pelo próprio relator e o dinheiro delas será repassado a emendas de bancadas estaduais, "como havia sido negociado". "A oposição teve uma vitória substancial. Pelas informações que tenho recebido, o acordo está sendo cumprido", declarou.
A pergunta
Qual a atual situação da negociação de compra do terreno no Cabral por parte do governo do estado?
Na pauta da última reunião do ano da Escolinha, o governo prometia oficializar a compra da área pertencente ao INSS, por R$ 39,6 milhões. Porém, dezenas de moradores ainda questionam o negócio na Justiça.
Em tramitação
Na volta dos trabalhos, em fevereiro, a Câmara dos Deputados irá analisar projeto de lei que dispensa as associações de moradores de pagar taxas necessárias à adaptação ao Código Civil e ao enquadramento como organizações da sociedade civil de interesse público. Para a autora da proposta, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), a medida se justifica porque as entidades enfrentam muitas dificuldades financeiras. Outra proposta a ser analisada prevê a proibição para escolas particulares suspenderem provas finais e reterem documentos e diplomas de alunos inadimplentes. De acordo com o projeto, a quitação da dívida deverá ser negociada e formalizada em contrato, de forma que a instituição seja resguardada de possíveis prejuízos.
Debandada de Brasília
A maioria dos ministros, assim como o presidente Lula, aproveitou o feriado de Ano Novo para tirar recesso do trabalho. Pré-candidata do PT à Presidência, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) só volta ao trabalho no próximo dia 5. Além dela, os ministros Guido Mantega (Fazenda), Celso Amorim (Relações Exteriores), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Paulo Bernardo (Planejamento) e Miguel Jorge (Desenvolvimento) retornam no início do mês que vem. Também estão de folga Altemir Gregolin (Pesca), Franklin Martins (Comunicação Social), Jorge Félix (Segurança Institucional), Orlando Silva (Esportes) e Jorge Hage (Controladoria Geral). Lula autorizou o descanso dos ministros com o argumento de que todos devem estar prontos para o último ano de seu governo, que será ano eleitoral.
Bolcheviques e piratas
No futuro, os eleitores poderão ter mais opções de partido para votar. Os mais à direita poderão votar no Movimento Integralista Brasileiro (MIB). Os que preferem a esquerda terão a possibilidade de optar pela Liga Bolchevique Internacionalista (LBI) ou pelo Partido Comunista Revolucionário (PCR). Os de espírito mais alternativo poderão depositar suas esperanças no Partido Pirata. Essas são algumas das 39 legendas que aguardam aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saírem do papel.
Data marcada
O PSDB do Paraná irá se reunir no dia 11 de janeiro para indicar o candidato tucano que vai disputar o governo do estado na eleição do ano que vem. Os caciques locais não querem prorrogar a decisão para evitar desgastes com a executiva nacional. O objetivo é usar as pesquisas de intenção de votos já divulgadas, que privilegiam o prefeito de Curitiba, Beto Richa, em vez do senador Alvaro Dias, para embasar a decisão do partido e dar início às discussões em torno de possíveis alianças.
Pinga-fogo
"Eles não sabem nem o nome. Só sabem que é candidata do Lula. Mas a ministra vai chegar na convenção do partido bem páreo com o Serra."
Do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, segundo quem a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, ganhará as eleições presidenciais no primeiro turno, graças ao trunfo que o governo atual conseguiu ao aumentar o poder aquisitivo da população.
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Festa de Motta reúne governo e oposição, com forró, rapadura, Eduardo Cunha e Wesley Batista
Davi Alcolumbre rejeita anistia ao 8 de Janeiro: “Não vai pacificar o Brasil”
“Elites políticas europeias vão ‘abanar o rabo’ para Trump”, diz Putin
Deixe sua opinião