Quais serão suas principais ações no TC?
O Tribunal de Contas tem um planejamento até 2016. Teve um estudo no Tribunal e foram feitos trabalhos nesse sentido (para fechar o planejamento). Vamos cumprir isso. Minha orientação para todos os diretores, para todos os funcionários, é no sentido de orientar cada vez mais os administradores e os funcionários dos administradores. Muitos erros que se cometem é por falta de informações.
O que diz o planejamento?
Informa as ações que tem que ser tomadas. Lógico que nada impede você implementar novas medidas. Estou conversando com minha diretora-geral agora, por exemplo, para criarmos um grupo para, principalmente neste período que mudaram os prefeitos, que o Tribunal faça certas inspeções nas prefeituras, in loco.
Sem avisar antes?
Sim. Mas minha orientação é a mesma de quando assumi o cargo de conselheiro. Prefiro orientar do que penalizar. Vamos seguir nessa linha. Vamos orientar. Penalizar, sim, aqueles que realmente usam indevidamente o dinheiro público, que por sinal são poucos. Mas (normalmente os problemas nas contas) são erros técnicos por falta, às vezes, de orientação dos profissionais no interior.
O senhor comentou que irá implantar ações para o Tribunal ser mais transparente. Essa é sua bandeira?
Já é transparente hoje. Não vamos omitir nenhuma informação, inclusive vamos fazer aqui um café da manhã com jornalistas para conhecerem o Tribunal, porque às vezes se vê comentário de jornalistas que desconhecem o Tribunal e o regimento interno (do órgão). (BMW)
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano