Não houve nenhuma iniciativa do governo federal para tentar transferir um investimento de R$ 500 milhões do Espírito Santo para o porto de Açu, do empresário Eike Batista, disse nesta quinta-feira (21) o chanceler brasileiro, Antonio Patriota. Políticos do Espírito Santo disseram que a mudança foi sugerida pelo embaixador brasileiro em Cingapura, Luiz Fernando Serra, a pedido dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento). O país é a sede do estaleiro Jurong, que está investindo no Estado capixaba.
"Serão dadas todas as garantias ao senador Ferraço [PMDB-ES] de que não existe favorecimento de investimentos privados de companhias de qualquer país, aliás, em benefício de um Estado em detrimento de outro Estado", disse Patriota após encontro com o chanceler de Senegal.
O embaixador brasileiro em Cingapura está no Brasil, mas ainda não discutiu o assunto com o ministro. Para Patriota, o tema está "praticamente encerrado". "É importante ter em conta também as declarações do governador Casagrande de que os investimentos serão mantidos no Espírito Santo. Logo, acho que podemos considerar praticamente encerrado esse caso".
O caos se instalou, Lula finge não ter culpa e o Congresso se omite
Câmara aprova PEC do pacote fiscal que restringe abono salarial
Manobra de Mendonça e voto de Barroso freiam Alexandre de Moraes e Flavio Dino; assista ao Sem Rodeios
Lula encerra segundo ano de governo com queda de 16% na avaliação positiva do trabalho