A equipe responsável pela vinda de Barack Obama ao Brasil visitou nesta segunda-feira (14) a Cinelândia, praça no Centro do Rio de Janeiro, onde o presidente dos Estados Unidos fará um discurso aberto ao público no domingo (20). O grupo também aproveitou para conhecer o Theatro Municipal, palco de grandes concertos de balé e ópera.
A assessoria de imprensa do Theatro Municipal informou que devido às intervenções necessárias na Cinelândia, por causa do evento comandado por Obama, a casa de espetáculos transferiu a abertura da temporada de concertos de sexta-feira (18) para a segunda-feira (21).
Os ingressos comprados para o concerto da série Música e Imagem - Metrópolis, no dia 18, passam a valer automaticamente para a apresentação de 22 de março. Os bilhetes adquiridos para o sábado (19), serão transferidos para a encenação de quarta-feira (23).
A assessoria do Theatro Municipal informou ainda que as trocas podem ser efetuadas na bilheteria do estabelecimento. Em caso de dúvidas, os clientes podem ligar para os números 2332-9191; 2332-9134 e 2332-9005.
Discurso traduzido
O discurso de Obama no Rio foi confirmado depois de uma reunião, nesta segunda-feira (14), com as presenças do prefeito Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral e o embaixador dos EUA para o Brasil, Thomas Shannon.
De acordo com notas divulgadas pelas assessorias da prefeitura e do governo do estado, o evento, que acontecerá à tarde, será gratuito, aberto ao público e direcionado a todos os brasileiros, com entrada a partir das 11h30. O discurso do presidente americano será traduzido.
Mensagens de boas-vindas
Pela internet, o site da Embaixada dos Estados Unidos, que divulga informações sobre a primeira visita do presidente Barack Obama ao Brasil, convida os internautas para que enviem mensagens em formato de vídeo ou texto para dar as boas-vindas ao presidente.
O site sugere que os participantes sejam criativos, "pois poderão ganhar um prêmio". O primeiro lugar leva um Ipad, o segundo, um Iphone, e o terceiro uma camiseta do evento.
O consulado americano confirmou ainda que, na agenda do presidente, está prevista uma visita ao Cristo Redentor e à favela Cidade de Deus, na Zona Oeste, para conhecer o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
A comunidade teria sido escolhida por estar localizada erm uma área plana. Na manhã desta segunda-feira (14), um helicóptero militar sobrevoou alguns trechos da cidade e depois pousou na Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador.
Segundo o consulado, a tripulação era formada por funcionários americanos que preparam a visita do presidente.
Agenda cheia
Barack Obama terá agenda cheia em sua primeira viagem oficial ao Brasil, nos dias 19 e 20 de março. Em sua passagem por aqui, ele se reúne com a presidente Dilma Rousseff, participa de almoço no Itamaraty e de jantar no Palácio da Alvorada, discursa em um fórum de empresários e ainda visita uma Unidade de Polícia Pacificadora em um morro do Rio de Janeiro.
Acompanhado da mulher, Michelle Obama, e das duas filhas, Malia e Sasha, o presidente norte-americano desembarca na Base Aérea de Brasília às 8h. Por volta de 10h, ele será recebido por Dilma no Palácio do Planalto.
Após a recepção, Dilma e Obama entram no Salão Nobre do Planalto para cumprimentar as delegações dos dois países e tirar fotografias. Às 10h30, Obama e Dilma participam de reunião privada, acompanhados dos ministros de Relações Exteriores dos dois países. A previsão é de que pelo menos dez atos sejam assinados.
Acordos
Entre os acordos está um que permitirá ao brasileiro que vive nos Estados Unidos contabilizar o tempo de trabalho exercido nos dois países para efeito de benefícios de aposentadoria. Com o acordo, o brasileiro residente em território norte-americano receberá, proporcionalmente ao tempo de serviço, aposentadorias dos dois países.
Entre os acordos de cooperação que devem ser assinados, estão ainda um que prevê atuação conjunta dos EUA e do Brasil no desenvolvimento de países africanos e outro que estimulará as trocas comerciais entre os dois países.
Estados Unidos e Brasil também estudam flexibilizar regras de concessão de vistos. No entanto, segundo o Itamaraty, a exigência de visto para ingressar nos Estados Unidos não será extinta.
Após a assinatura de atos, Dilma e Obama farão uma declaração conjunta à imprensa. Por volta de 13h, os dois presidentes se dirigem ao Itamaraty. Antes de almoçar e fazer um breve discurso, eles visitarão o Fórum de Altos Executivos, na sala Ruy Barbosa, no próprio Ministério de Relações Exteriores.
Depois de almoçar, Obama participa, às 14h45, da Cúpula de Negócios Brasil-EUA, no Brasil 21. O evento é organizado pela Confederação Nacional da Indústria. Por volta de 18h, Dilma pode oferecer um jantar restrito ao presidente dos EUA e à família dele no Palácio da Alvorada. Obama segue no mesmo dia para o Rio de Janeiro.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético