Brasília (Folhapress) A crise política e as denúncias de corrupção no PT ainda não afetam a popularidade do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Pelo menos é o que indica a pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) feita em parceria com o Instituto Sensus e divulgada ontem.
De acordo com a pesquisa, a avaliação positiva em relação ao desempenho pessoal do presidente Lula melhorou de maio para julho. No período, o índice passou de 57,4% para 59,9%. Um porcentual menor dos entrevistados avaliou negativamente o desempenho do presidente. De maio para julho, o índice oscilou de 32,7% para 30,2%.
Apesar da melhora nas avaliações, a percepção da população é de que a corrupção aumentou no governo Lula. Na pesquisa feita em maio, 31,2% dos entrevistados afirmavam que a corrupção havia aumentado. Em julho, o índice subiu para 40,3%.
A pesquisa mostra, entretanto, que, para a população, o presidente Lula não está diretamente ligado aos esquemas de corrupção. Para 35,4% dos entrevistados, a corrupção está vinculada à Câmara dos Deputados.