Antes de votar
Três dicas que podem ajudar o eleitor a fazer a escolha certa:
1. Procure conhecer o passado do candidato. Caso ele responda a algum processo judicial por envolvimento em esquemas de corrupção ou outros crimes, fique atento. Se já houver condenações contra o candidato, isso pode ser um indício de que ele não é a pessoa mais indicada para exercer um cargo na cidade.
2. Avalie as propostas do candidato. Veja se elas são importantes para a cidade e se podem ser realizadas.
3. Se o candidato já tiver exercido algum mandato, observe se ele cumpriu as promessas que fez em campanhas anteriores. No caso do vereador, também é importante avaliar a importância das propostas que apresentou na Câmara, como votou os projetos mais polêmico e se esteve presente nas discussões da Casa.
O que fazem os eleitos
Vereador
Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Uma delas é lei orçamentária anual, que define onde deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos munícipes. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo. É sua atribuição verificar o cumprimento das metas de governo e se as normas legais estão sendo atendidas.
Prefeito
O prefeito é o chefe do Executivo municipal. Cabe a ele administrar os serviços públicos locais. O prefeito tem de decidir onde serão aplicados os recursos provenientes dos impostos e dos repasses do Estado e da União, quais obras devem ser executadas e quais programas serão implantados.
Também é função dele sancionar e revogar leis, vetando propostas que sejam inconstitucionais ou não atendam ao interesse público.
Vice-prefeito
O vice-prefeito é o segundo na hierarquia do Executivo municipal. Caso o prefeito precise se ausentar por motivo de viagem ou licença, ou tenha o mandato cassado, ele assume as funções do titular. Enquanto o prefeito está em exercício, o vice deve auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município.
Conhecer bem os candidatos é o primeiro e fundamental passo na hora de decidir para quem irá seu voto. Buscar o histórico do concorrente, avaliar suas propostas, resgatar seu passado e verificar sua atuação política e profissional são fatores essenciais para realizar uma escolha consciente. Afinal, da decisão nas urnas dependem os rumos da cidade pelos próximos quatro anos.
Mestre em ciência política e professor da Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), Luiz Domingos Costa acredita que é necessário ir além das informações básicas, como o perfil do candidato e o partido ao qual é filiado. "É preciso saber quais temas ele está tratando, não apenas na carreira política, mas na vida profissional. Se ele é médico, que tipo de serviço presta? Se é advogado, atua para que organizações? Dessa forma o eleitor pode fazer sua escolha de acordo com suas preferências", ressalta.
Para Domingos, o eleitor também não deve se restringir à propaganda política, que trabalha muito com a emoção e oferece poucos subsídios concretos para a escolha. Uma alternativa é a internet, por meio do acompanhamento de sites que monitorem a atuação dos representantes políticos. "É importante ter uma referência para consulta, de preferência que não seja apenas de uma pessoa, mas ligada a alguma organização", frisa.
Mais do que conhecer a biografia e o programa de governo dos candidatos, o professor de ciência política da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ricardo Costa de Oliveira aponta a necessidade de saber as atribuições de cada cargo. "O eleitor precisa saber que o vereador é um formador de políticas públicas, não um prestador de serviços. Não é seu papel oferecer alimentos, cestas básicas ou qualquer benesse", completa.
Acesse o Candibook
O eleitor que busca informações sobre os candidatos deve acessar o Candibook da Gazeta do Povo.
Todos os concorrentes têm um perfil contendo questionário básico/padrão, foto, nome e número de urna. Há ainda uma entrevista em vídeo com duração de cerca de 2 minutos feita com os candidatos das maiores cidades do Paraná.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião