Parlamentares da Frente Mista do Esporte viram com preocupação a indicação de George Hilton (MG), líder da bancada do PRB na Câmara dos Deputados, para o Ministério do Esporte no lugar de Aldo Rebelo (PCdoB). Colegas do deputado na frente dizem que Hilton nunca trabalhou em projetos ligados à área e que sua atuação sempre foi voltada aos interesses da bancada evangélica.
"Soa muito estranho o nome indicado porque, até onde sei, e acompanho o funcionamento do Congresso há 12 anos, não conheço esse vínculo, interesse e contribuição dele para o setor", disse o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).
Quatro integrantes da frente tiveram dificuldade em se recordar de alguma participação de Hilton no grupo ou nos últimos debates promovidos na Casa, por exemplo, para discutir o legado da Copa do Mundo ou a proposta que tratou do refinanciamento da dívida dos clubes de futebol. O líder do PRB não é membro da Comissão do Esporte e, em seu histórico de atuação desde 2007, passou pelas Comissões de Minas e Energia, Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Constituição e Justiça, Cultura e Educação.
Nos bastidores, os parlamentares contam que o PRB havia fechado o apoio à candidatura de Dilma com a condição de que teria um lugar mais expressivo na Esplanada dos Ministérios e que indicaria um deputado da bancada no Congresso. A opinião é que Dilma avaliou apenas o "custo-benefício" ao entregar o Esporte ao PRB. O cálculo, lembram, leva em consideração que a sigla de Hilton terá 21 deputados na Câmara, enquanto o PCdoB, apenas 10.
Entidade
A Atletas pelo Brasil, organização presidida pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser, divulgou ontem nota em que condena a nomeação de Hilton. "Exigimos muito mais respeito e cuidado com tudo que envolve o tema Esporte no Brasil", diz a entidade.
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Lula e Janja rebaixam de vez o Brasil no G20; assista ao Sem Rodeios
Deixe sua opinião