Hilton substituirá Aldo Rebelo| Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

Parlamentares da Frente Mista do Esporte viram com preocupação a indicação de George Hilton (MG), líder da bancada do PRB na Câmara dos Deputados, para o Ministério do Esporte no lugar de Aldo Rebelo (PCdoB). Colegas do deputado na frente dizem que Hilton nunca trabalhou em projetos ligados à área e que sua atuação sempre foi voltada aos interesses da bancada evangélica.

CARREGANDO :)

"Soa muito estranho o nome indicado porque, até onde sei, e acompanho o funcionamento do Congresso há 12 anos, não conheço esse vínculo, interesse e contribuição dele para o setor", disse o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).

Quatro integrantes da frente tiveram dificuldade em se recordar de alguma participação de Hilton no grupo ou nos últimos debates promovidos na Casa, por exemplo, para discutir o legado da Copa do Mundo ou a proposta que tratou do refinanciamento da dívida dos clubes de futebol. O líder do PRB não é membro da Comissão do Esporte e, em seu histórico de atuação desde 2007, passou pelas Comissões de Minas e Energia, Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Constituição e Justiça, Cultura e Educação.

Publicidade

Nos bastidores, os parlamentares contam que o PRB havia fechado o apoio à candidatura de Dilma com a condição de que teria um lugar mais expressivo na Esplanada dos Ministérios e que indicaria um deputado da bancada no Congresso. A opinião é que Dilma avaliou apenas o "custo-benefício" ao entregar o Esporte ao PRB. O cálculo, lembram, leva em consideração que a sigla de Hilton terá 21 deputados na Câmara, enquanto o PCdoB, apenas 10.

Entidade

A Atletas pelo Brasil, organização presidida pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser, divulgou ontem nota em que condena a nomeação de Hilton. "Exigimos muito mais respeito e cuidado com tudo que envolve o tema Esporte no Brasil", diz a entidade.