O jornal Folha de S.Paulo trouxe novas denúncias contra o deputado federal José Janene (PP-PR) na edição de domingo (3). Na reportagem, trechos de conversas telefônicas grampeadas pela Polícia Federal (PF), no trabalho de apuração da Operação Vampiro, que investiga licitações fraudulentas para a compra de medicamentos pelo Ministério da Saúde, mostra o parlamentar buscando a ajuda de lobistas para cooptar deputados para a base aliada do governo Lula, em fevereiro de 2004.
Seriam mais indícios contra o parlamentar, acusado de ser um dos operadores do mensalão, o esquema montado pelo publicitário Marcos Valério, que destinava quantias para deputados votarem a favor do governo.
Janene é o único deputado acusado de participar do escândalo que até agora não foi julgado. Ele pediu afastamento para cuidar da saúde. O processo contra Janene na Câmara deve ficar para depois das eleições.
A conversa
Em conversas gravadas com autorização judicial, Janene teria buscado a ajuda dos lobistas Laerte Correa Jr., Eduardo Pedrosa e Frederico Coelho Neto, o Lilico, para supostamente atrair num prazo de três dias ao menos dois deputados para a bancada do PP. A conversa é cifrada. Pelas investigações, o termo partido vira "condomínio", e deputado é tratado por "inquilino" ou "carro" para encobrir negociações, que chegariam a R$ 150 mil, além de "prestações mensais", oferta supostamente patrocinada por Janene.
Em 12 fevereiro, o lobista Correa Jr. aborda o assunto com Lilico. Durante o diálogo, após Correa introduzir o tema, Janene entra na conversa e pergunta a Lilico: "Não tem nenhum de estoque, brimo?" Pelo diálogo, o deputado nem precisava ficar definitivamente no partido: "Mesmo que o cara (deputado) não queira ficar em definitivo, mas na semana que vem o cara pode sair, não tem problema (...). Dá um acerto bom". O PP buscava aumentar sua bancada para garantir maior participação e comando em 12 comissões temáticas da Câmara.
Veja mais detalhes das gravações na edição impressa do jornal Gazeta do Povo
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião