• Carregando...
Submetido a cirurgia na semana retrasada, ex-diretor-geral Bibinho está de atestado médico por 30 dias. Mas duas audiências judiciais estão marcados para esse período | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Submetido a cirurgia na semana retrasada, ex-diretor-geral Bibinho está de atestado médico por 30 dias. Mas duas audiências judiciais estão marcados para esse período| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

O ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná Abib Miguel, o Bibinho, não vai comparecer às duas audiências de julgamento marcadas para esta e para próxima semana, na 9.ª Vara Criminal de Curitiba. Quem garante que ele se ausentará é o advogado de Bibinho, Eurolino Sechinel Reis. "Até o dia 4 de dezembro, ele [Bibinho] está de atestado médico e não vai a nenhuma audiência", diz Reis. Abib Miguel, acusado pelo Ministério Público de ser o chefe do esquema de desvio de dinheiro da Assem­­bleia, passou por uma cirurgia de hérnia estrangulada na semana retrasada.

Está marcado para amanhã o início do julgamento do segundo processo judicial decorrente das denúncias de desvio de dinheiro público da Assembleia. Nessa ação, são 13 réus. Dentre eles, os ex-diretores da Assembleia Abib Miguel, José Ary Nassiff (ex-diretor-administrativo) e Cláudio Marques da Silva (ex-diretor de pessoal); e o ex-funcionário da Assembleia Daor Afonso Marins de Oliveira, que está foragido da Justiça. Os outros nove réus são parentes de Daor. Todos são acusados pelo desvio de R$ 13,2 milhões (valor não corrigido) dos cofres do Legislativo estadual.

A tendência é que a juíza Ângela Ramina, responsável pelo julgamento, faça o desmembramento do processo referente a Abib Miguel, o que faria com que ele fosse ouvido em outra data. Se for essa a decisão, os outros 12 réus começam a ser julgados amanhã e a juíza marcará uma nova data para ouvir Bibinho e as testemunhas de acusação e defesa dele. Estão previstos cinco dias de audiên­­cias.

O desmembramento da parte de Bibinho em um processo já havia sido determinado nas au­­diên­­cias iniciais de julgamento da primeira ação contra os envolvidos no escândalo dos Diários Secretos, na semana passada. Essa ação é decorrente de desvios de outros R$ 13 milhões (valor não atualizado) envolvendo o servidor da Assembleia João Leal de Matos e familiares.

Com a ausência no primeiro processo, a juíza remarcou para o próximo dia 24 a audiência de Bibinho no processo referente aos desvios envolvendo a família Leal. Os advogados de Abib Miguel apresentaram um atestado médico de 30 dias. Mesmo assim, a juíza marcou a audiência para dia 24 dizendo que poderia ceder um sofá e até uma maca para que Bibinho acompanhasse a audiência.

"Meu cliente não vai.Quem ela [a juíza] pensa que é? Deus?", protesta o advogado de Bibinho. Eurolino Reis conta que esteve com Bibinho e diz que ele está bastante debilitado. "Ele [Abib] não pode ficar muito tempo sentado nem muito tempo deitado. Tem dificuldades de caminhar [devido à cirurgia]", relata.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]