Além da contratação do escritório de advocacia Castelo Branco Rocha e Cordeiro Justus, existem outras ligações entre o prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira (PMDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM): o principal elo é Marcos Antônio De Freitas Rodrigues. Ele foi assessor do gabinete do peemedebista nos tempos de AL, mas com o insucesso na tentativa de reeleição de Ferreira, acabou "encampado" por Justus assim como o próprio Ferreira. É assessor do gabinete da presidência da AL até hoje.
Rodrigues foi nomeado para o gabinete da presidência por meio do ato 136/2008, publicado num diário avulso datado de 28 de fevereiro de 2008. A contratação é retroativa a 1º de fevereiro do mesmo ano. Ele é casado com a secretária municipal de Saúde de Ibiporã, Leilane Furlaneto Rodrigues. Tanto a secretária quanto o prefeito atestaram, em entrevistas gravadas, que o assessor da presidência passa a maior parte do tempo em Ibiporã e outras cidades do interior, embora a sede da AL seja em Curitiba. Se fosse lotado no gabinete do deputado Justus e não na presidência poderia se enquadrar na alegação dos deputados, de que o assessor pode trabalhar na "base" e não precisa ficar exclusivamente em Curitiba.
De acordo com Ferreira, Rodrigues presta assessoria à prefeitura em algumas situações em que o próprio prefeito solicita a sua opinião. "Ele contribui muito nas questões ambientais", declarou. Segundo o peemedebista, na quarta-feira Rodrigues esteve no Instituto Ambiental do Paraná (IAP) resolvendo questões da prefeitura. Ferreira disse que Justus informou que estava contratando o seu ex-assessor, que conforme ele, presta assessoria também a outras prefeituras do interior, em nome do gabinete de Justus.
O JL não conseguiu contato com Rodrigues.
Série
Veja todas as denúncias feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPCTV sobre os Diários Secretos da Assembleia Legislativa.
Governo quer limitar uso de armas por policiais e vincular verbas federais a novas normas
“Extremamente grave”, diz médico de Lula sobre sangramento e risco de morte
Indústria pede que Lula vete “jabutis” que encarecem conta de luz em 9%
Frente do agro cobra investigação imparcial sobre “ações isoladas” a Braga Netto
Deixe sua opinião