A Justiça marcou para a próxima sexta-feira o primeiro dos três exames de sanidade mental a que será submetido o ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa Abib Miguel, o Bibinho. Os exames servirão para comprovar ou desmentir o laudo pericial apresentado por seus advogados, cujo diagnóstico indica que o ex-diretor sofre de "distúrbios psicopatológicos dentro das funções mentais" e que, portanto, seria incapaz de responder como réu em dois processos criminais. Nas ações, o ex-diretor é acusado de formação de quadrilha, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e desvio de pelo menos R$ 200 milhões dos cofres da Assembleia, no escândalo que ficou conhecido como Diários Secretos.
Outros dois exames serão realizados nos dias 19 e 28 de outubro, na área de psiquiatria forense do Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. As datas e o local foram divulgados ontem no Diário da Justiça.
No dia 29 de agosto, a juíza Ângela Regina Ramina de Lucca, da 9.ª Vara Criminal de Curitiba, acatou o pedido dos advogados de Bibinho e deu prazo de 45 dias para a realização dos exames. No mesmo ato, a juíza suspendeu os dois processos contra o ex-diretor até que os laudos do IML sejam divulgados.
Procurado pela reportagem, o advogado de Bibinho, Eurolino Reis, disse que os exames devem apenas atestar qual o grau da enfermidade psiquiátrica e as consequências da doença nos processos.
"Que há um distúrbio mental não há dúvida, pois já há um laudo que atesta isto e meu cliente já está em tratamento", disse.
Segundo Reis, os exames dirão se a doença de Bibinho o incapacita total ou parcialmente para responder à Justiça. E também se o distúrbio psiquiátrico dele é temporário ou permanente. Enquanto os processos estão suspensos, Reis foi nomeado curador de Bibinho.
O advogado de defesa se disse surpreso pela rapidez com que o processo está tramitando. "O Estado tem sido muito eficiente, o que é louvável. Esperamos que ele seja eficiente nos outros casos correlatos que envolvem o cidadão comum", protestou.
Reis disse acreditar que os laudos devem sair até o final de novembro. A reportagem procurou a direção do IML para confirmar, mas recebeu a informação de que a área responsável pelos exames só funciona no período da manhã e não poderia dar mais detalhes sobre os exames.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Deixe sua opinião