A Justiça marcou para a próxima sexta-feira o primeiro dos três exames de sanidade mental a que será submetido o ex-diretor-geral da Assembleia Legislativa Abib Miguel, o Bibinho. Os exames servirão para comprovar ou desmentir o laudo pericial apresentado por seus advogados, cujo diagnóstico indica que o ex-diretor sofre de "distúrbios psicopatológicos dentro das funções mentais" e que, portanto, seria incapaz de responder como réu em dois processos criminais. Nas ações, o ex-diretor é acusado de formação de quadrilha, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e desvio de pelo menos R$ 200 milhões dos cofres da Assembleia, no escândalo que ficou conhecido como Diários Secretos.
Outros dois exames serão realizados nos dias 19 e 28 de outubro, na área de psiquiatria forense do Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. As datas e o local foram divulgados ontem no Diário da Justiça.
No dia 29 de agosto, a juíza Ângela Regina Ramina de Lucca, da 9.ª Vara Criminal de Curitiba, acatou o pedido dos advogados de Bibinho e deu prazo de 45 dias para a realização dos exames. No mesmo ato, a juíza suspendeu os dois processos contra o ex-diretor até que os laudos do IML sejam divulgados.
Procurado pela reportagem, o advogado de Bibinho, Eurolino Reis, disse que os exames devem apenas atestar qual o grau da enfermidade psiquiátrica e as consequências da doença nos processos.
"Que há um distúrbio mental não há dúvida, pois já há um laudo que atesta isto e meu cliente já está em tratamento", disse.
Segundo Reis, os exames dirão se a doença de Bibinho o incapacita total ou parcialmente para responder à Justiça. E também se o distúrbio psiquiátrico dele é temporário ou permanente. Enquanto os processos estão suspensos, Reis foi nomeado curador de Bibinho.
O advogado de defesa se disse surpreso pela rapidez com que o processo está tramitando. "O Estado tem sido muito eficiente, o que é louvável. Esperamos que ele seja eficiente nos outros casos correlatos que envolvem o cidadão comum", protestou.
Reis disse acreditar que os laudos devem sair até o final de novembro. A reportagem procurou a direção do IML para confirmar, mas recebeu a informação de que a área responsável pelos exames só funciona no período da manhã e não poderia dar mais detalhes sobre os exames.
Brasil está mais perto de “estocar vento” (e sol): primeiro leilão é esperado para 2025
Fim do marxismo nas escolas? Os planos de Trump para erradicar a agenda woke dos EUA
Justiça da Argentina manda prender 61 brasileiros condenados ou investigados pelo 8/1
De universidade sem energia a imposto sobre painel solar, governo deixa brasileiros no escuro