Cascavel - Centenas de estudantes protestaram na manhã de ontem em Cascavel, no Oeste do Paraná, contra os escândalos de corrupção na Assembleia Legislativa. Eles se concentraram no centro da cidade com faixas, cartazes, apitos e muita disposição para cobrar o afastamento da Mesa Diretora do Legislativo paranaense.
A manifestação foi organizada pela União Paranaense de Estudantes (UPE) e pelo Movimento Caça-Fantasmas, cujo nome faz alusão às denúncias de desvio de dinheiro da Assembleia por meio da contratação de servidores que não trabalham.
Os estudantes prometem voltar às ruas até que o presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), e toda a mesa diretora renunciem aos cargos. "Eles que se cuidem, o movimento caça-fantasmas está aí. Muitas vezes o povo se indigna por não saber o que fazer. Muitas vezes a polícia não tem poder para agir, mas o movimento caça-fantasmas está aí e vai agir", disse Rafael Bogoni, diretor regional da UPE.
Além de estudantes, integrantes de entidades sociais, de sindicatos e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) participaram da manifestação. O advogado Hélio Ideriha Júnior, representante da OAB, disse que o escândalo de corrupção não pode cair no esquecimento. "O profissionalismo desses bandidos de gravatas, assustou até mesmo a nós, advogados, pela conduta dos deputados", declarou.
Apoio
O movimento criado pela OAB-PR para pedir transparência e ética na Assembleia do Paraná que foi intitulado "O Paraná Que Queremos" já recebeu o apoio de 28 entidades representativas. Entre elas: Associação Comercial do Paraná, Associação Brasileira de Ética e Respeito ao Cidadão, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná, Central Única dos Trabalhadores, Federação do Comércio do Paraná, Federação das Indústrias do Paraná, Instituto dos Advogados do Paraná, Sindicato das Escolas Particulares do Paraná e Universidade Federal do Paraná.
Veja todas as denúncias feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPCTV sobre os Diários Secretos da Assembleia Legislativa.
Orçamento paralelo de Itaipu com eventos controversos provoca rombo milionário
“Rei do Lixo”: Como operava a organização suspeita de desvios bilionários de emendas
Perseguição a cristãos cresce no mundo em meio a ameaça extremista
Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT
Deixe sua opinião