Veja a reportagem da RPCTV
- video
O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Paraná (AL-PR) decidiu, na manhã desta terça-feira (9), arquivar o processo de cassação do deputado Nelson Justus (DEM), presidente da Casa, e do primeiro-secretário Alexandre Curi (PMDB). O pedido de impeachment dos dois, protocolado pelo Partido Verde (PV) no início de junho, foi motivado pelas denúncias da série Diários Secretos, da Gazeta do Povo e da RPCTV.
O PV alegava que as irregularidades trazidas à tona, como o desvio de dinheiro por meio da contratação de funcionários fantasmas e a falta de divulgação dos atos oficiais da Casa, eram suficientes para configurar quebra do decoro parlamentar. "Sem no mínimo a sua conivência e desídia, nenhum dos crimes praticados teria ocorrido sobre o seu comando e praticados por seus subordinados diretos", diz o texto, que pede a cassação de Justus e Curi.
Na reunião desta manhã, os integrantes do conselho, os deputados Duílio Genari (PP), Stephanes Júnior (PMDB), Ademar Traiano (PSDB), Osmar Bertoldi (DEM) e Pedro Ivo (PT) decidiram pelo arquivamento do pedido. De acordo com Pedro Ivo, presidente do conselho, além da procuradoria da Assembleia, um advogado particular deu parecer sobre o caso. Segundo Pedro Ivo, havia erros formais no processo, pelo fato de estar baseado em recortes de jornal. O deputado afirmou, que o parecer apontou que Justus e Curi não podem perder os cargos por terem delegado ao ex-diretor-geral da Assembleia Abib Miguel, o Bibinho, o poder de nomear e exonerar funcionários. Para Pedro Ivo, o presidente e o primeiro-secretário da Assembleia erram por omissão.
Veja todas as denúncias feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPCTV sobre os Diários Secretos da Assembleia Legislativa.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT