Os servidores da Assembleia Legislativa envolvidos nas irregularidades denunciadas pela série Diários Secretos, da Gazeta do Povo e da RPCTV, terão seus salários bloqueados já neste mês. A informação foi dada pelo primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PMDB), em entrevista à rádio Band News.
Curi não especificou, porém, quais servidores teriam o pagamento suspenso e em quais circunstâncias. A Gazeta do Povo tentou contato com Curi. A chefia de gabinete da primeira-secretaria informou que o deputado daria um retorno à reportagem até o fim da tarde, o que não ocorreu.
Amizade
Ainda na entrevista à Band News, o peemedebista reconheceu sua amizade com o diretor-geral afastado da Assembleia, Abib Miguel, o Bibinho, um dos pivôs do escândalo: "Não vou virar as costas para ele", afirmou. Curi, porém, defendeu as investigações da comissão de sindicância da Casa e do Ministério Público. "O Bibinho estava há 20 anos na Casa, ele tomou essa decisão [de se afastar] e não vai interferir. Os culpados serão punidos, independentemente de quem seja."
Justificativas para o inchaço
Alexandre Curi justificou ontem o elevado número de funcionários empregados na secretaria que comanda. Segundo reportagem da Gazeta do Povo publicada no sábado, a primeira-secretaria tem 125 servidores, enquanto o ideal seria no máximo 14, de acordo com a lei de reenquadramento funcional da Casa, aprovada em dezembro e que entrou em vigência na semana passada.
Em entrevista à rádio Band News, Curi afirmou que a primeira-secretaria funciona como braço administrativo da Assembleia e que, portanto, acaba empregando diversos servidores comissionados que acabam trabalhando em outros setores. "Os cargos são da primeira-secretaria, mas os funcionários estão nas comissões, na procuradoria, no cerimonial, na mesa, em diversas funções na Casa", disse ele.
Concurso público
Ele ainda justificou que isso ocorre porque a Assembleia não realiza concursos há muitos anos e que essa foi a forma encontrada pela Assembleia para suprir suas necessidades de mão de obra. Curi, na entrevista à Band News, prometeu que a Casa abrirá concurso ainda neste ano.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Deixe sua opinião