Dois dos três candidatos a prefeito de Pitanga (na região Central do Paraná) na eleição de 2008 foram beneficiados com cargos na Assembleia Legislativa. Os dois derrotados no último pleito, Cleon Cosme Costa (PMDB) e Alexandre Carlos Buchmann (PTB) – que já foi prefeito da cidade – estão na relação de funcionários comissionados publicada em 31 de março do ano passado. Esse é o único registro dos dois em todos os Diários Oficiais da Casa – numerados e avulsos – a que a reportagem teve acesso.

CARREGANDO :)

Sem saber que estava sendo gravado, Buchmann admitiu que faz trabalho político para o deputado Alexandre Curi (PMDB) na região. Segundo Buchmann, Curi havia prometido a ele, em caso de derrota nas urnas, um cargo na As­­sembleia. Procurado depois pela reportagem, Buchmann não foi encontrado para comentar o caso.

Costa, que é presidente do PMDB na cidade, tem uma relação ainda mais próxima com Curi. Ele é sócio do pai do deputado em uma rádio local. Dono de uma financeira e aposentado do Banestado, ele reconhece que não precisa da remuneração da Assembleia, mas afirma que não abre mão do salário. "Se eu executo um trabalho, tem de ter alguma remuneração." O filho de Costa, Cleon Cassius Costa, foi nomeado um ano antes da eleição de 2008, para o gabinete da 1.ª Secretaria, comandada por Alexandre Curi.

Publicidade

O deputado foi procurado pela reportagem para comentar o caso, mas não quis falar.

Publicidade