• Carregando...

Conheça os bastidores da série de reportagens da RPCTV e Gazeta do Povo e saiba como participar desse trabalho de investigação

Veja também

Em apenas um dia, 1.º de fevereiro de 2007, a Assembleia Legislativa nomeou nada menos que 81 pessoas para cargos em comissão vinculados ao gabinete da administração. O setor é da responsabilidade de José Ary Nassiff, que está na mesma função desde 1983.

Nassiff é um dos participantes da Comissão Especial de Enquadramento e Recadastramento de Funcionários da Assembleia Legislativa, criada no último dia 11 pelo presidente da Casa, Nelson Justus. A criação da comissão foi anunciada no mesmo dia em que a Gazeta do Povo e a RPCTV começou a fazer questionamentos sobre a estrutura de servidores da Assembleia, com base nos cerca de 700 diários oficiais a que a reportagem teve acesso.

Das 81 nomeações feitas em 1.º de fevereiro de 2007, 10% beneficiaram parentes de deputados estaduais. Zenita Maria Ilkiv, mãe do deputado Pedro Ivo Ilkiv (PT), foi contratada para o gabinete da administração. Também conseguiram trabalho nesse dia Alan Von Holleben, primo de Péricles de Mello (PT); e Elcio Antonio Strapasson, Everton Seccon Strapasson e José Renato Strapasson, parentes de Edson Strapasson (PMDB). Os filhos do deputado Ademir Bier (PMDB) – Fernanda Fabíola e Luís Henrique Bier – também aparece na lista das nomeações.

As contratações de várias dezenas de pessoas não é, em si, um ato ilegal. O que chama a atenção é o número de nomeações em um só dia, sem que o setor tivesse sofrido algum corte drástico de pessoal. Pelo menos é isso o que mostram os diários oficiais da Assembleia dos meses anteriores. Os documentos da Casa revelam que, durante todo o ano de 2006, somente duas pessoas foram exoneradas do gabinete da administração. No ano seguinte, foram 16 pessoas demitidas – mas todas depois de abril.

O diretor de administração da Assembleia, José Ary Nassiff, foi procurado para comentar essas contratações. Mas informou que só poderia falar com autorização do presidente da Casa, deputado Nelson Justus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]