O movimento "O Paraná que Queremos", promovido pela seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), vai buscar ampliar ainda mais o número de adesões à campanha que pede ética e transparência na política paranaense. O objetivo é conseguir coletar 300 mil assinaturas até o início do mês de outubro, quando serão realizadas as próximas eleições.
Em uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (8), empresários e representantes de diversas entidades do estado discutiram os próximos passos do movimento. "Resolvemos fazer essa reunião para mostrar que o movimento não se apagou. É uma iniciativa que busca mostrar ao poder legislativo que precisamos de mudanças", declarou em entrevista ao telejornal ParanáTV 1ª Edição, o presidente da OAB-PR, José Lucio Glomb.
Há exatamente um mês, em 8 de junho, manifestantes saíram às ruas em 16 cidades paranaenses para exigir ética na administração pública do estado. Foi uma resposta da sociedade às denúncias de irregularidades na Assembleia Legislativa do Paraná, veiculadas pela RPC TV e pela Gazeta do Povo na série "Diários Secretos".
Segundo Glomb, as mobilizações populares continuarão sendo incentivadas. "Vamos buscar mais assinaturas e pedir que as medidas sugeridas à Assembleia sejam aprovadas", afirmou. Até esta quinta-feira, o movimento contava com a adesão de 32 mil pessoas físicas, 1,3 mil empresas e 580 entidades.
Legislação
A chamada "Lei da Transparência", elaborada por integrantes do movimento "O Paraná que queremos" foi entregue na Assembleia em junho. O projeto chegou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, mas foi encaminhada para outras instituições, englobadas na matéria, para que sugestões sejam realizadas. O projeto, que estabelece mecanismos para garantir mais transparência na administração pública, determina regras para os três poderes do estado incluindo o Ministério Público, Tribunal de Contas, empresas públicas, autarquias e fundações.
Assista à reportagem em vídeo
Veja todas as denúncias feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPCTV sobre os Diários Secretos da Assembleia Legislativa.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares