Os empresários que já aderiram ao movimento "O Paraná que queremos", lançado pela OAB-PR, são unânimes ao afirmar: as medidas tomadas pelo poder público até agora contra os envolvidos nos escândalos da Assembleia Legislativa ainda não são satisfatórias. "O que está acontecendo no Paraná é como chamar o povo de idiota", diz a empresária Nelita Buzzi, sócia da Vinnea Vinhos.
Questionada sobre ações como a prisão do ex-diretor do Legislativo Abib Miguel, o Bibinho, há quase um mês, ela acredita que a ação foi positiva. Mas diz ainda estar em dúvida sobre o tempo que durará a detenção. "A Justiça no Brasil, infelizmente, não costuma punir os políticos corretamente."
Alessandro Lucca, proprietário de uma pequena empresa de informática, a Senhor PC Informática, também concorda que as medidas tomadas até agora não são suficientes. "Gostaria que todo esse escândalo fosse bem esclarecido".
Tratar o que é público como privado é a principal queixa do empresário Júlio Sampaio, sócio da consultoria Resultado. "A impressão que dá é que o homem público se vê no direito de desviar dinheiro e de achar que a máquina pública pertence a ele. Desde que os escândalos não venham à tona, parece que eles não veem nada demais em roubar. Se não fosse trágica, seria cômica a maneira como os homens públicos lidam com o que é de todos."
Rever valoresO superintendente da imobiliária Apolar, Jean Michel Galiano, afirma que é preciso rever valores e princípios éticos não só no meio político, mas em toda a sociedade. "Na nossa empresa, entramos nessa campanha não com o objetivo de nos posicionarmos contra uma instituição específica, mas de querer um trabalho mais transparente no geral."
A professora de Sociologia Samira Kauchakje, da Pontifícia Universidade Católica do Parana (PUCPR), frisa a importância de participação do empresariado na campanha. "O empresário é um ator social importante dentro da sociedade ao longo da história do Brasil. Ele acompanha os atos e tem poder de influência".
Veja todas as denúncias feitas pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPCTV sobre os Diários Secretos da Assembleia Legislativa.
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
Decisão do STF pode beneficiar milhares de condenados por improbidade; acompanhe o Sem Rodeios
PEC contra jornada 6×1 supera assinaturas necessárias para iniciar tramitação na Câmara
Musk promete “máxima transparência” à frente de departamento no governo Trump