A partir da próxima semana, a população poderá consultar, por meio do portal da série "Diários Secretos", a base de dados elaborada pela equipe de reportagem da Gazeta do Povo e da RPC-TV e que serviu de base para as denúncias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná (AL-PR) que vêm sendo divulgadas desde a última segunda-feira (15) .
Repórteres e produtores realizaram um pesquisa de quase dois anos para identificar atos relativos à contratação, exoneração de servidores, autorização de licenças e afastamento do trabalho. Os cidadãos poderão consultar as informações coletada nos diários numerados e nos diários avulsos que a reportagem teve acesso.
Os dados da AL não são de fácil acesso. Muitas informações acabam restritas a um pequeno número de pessoas. Diversos diários da Casa não estão nos arquivos e nem na biblioteca da Assembleia, onde deveriam estar disponíveis para a consulta de qualquer pessoa.
Segundo reportagem da edição deste sábado (20) do telejornal ParanáTV 2ª Edição, foi descoberto que, em pouco mais de três anos, 2.178 atos da AL não foram publicados em nenhum Diário Oficial, ou seja, são atos secretos. Em média, foram 55 decisões omitidas por mês na Casa entre janeiro de 2006 e março de 2009.
Assista à reportagem em vídeo:
Leia todas as reportagens da série Diários Secretos completa da RPC-TV e Gazeta do Povo
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Deixe sua opinião