| Foto: Reprodução /RPCTV

Um capitão reformado da Marinha e um médico integram a lista de funcionários da Assembleia Legislativa do Paraná que consta do "Portal da Transparência" – página que o governo do Paraná mantém na internet, com a relação dos servidores –, mas não prestam serviços à casa. A denúncia foi apresentada no telejornal ParanáTV, neste sábado (20), e faz parte da série de reportagens Diários Secretos, realizada pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPC-TV.

CARREGANDO :)

Com seu nome na lista de servidores da Assembleia, Carlos Eugênio Marmann é capitão reformado da Marinha. Sem saber que estava sendo gravado, ele disse que há oito anos reside em Balneário Camboriu (SC) e que não desempenha nenhuma atividade profissional regular. "Eu sou aposentado de vez", disse. Nesta semana, a reportagem tentou localizar novamente o aposentado, mas ele não foi encontrado.

O outro funcionário fantasma denunciado na reportagem é o médico Solon Gomes de Souza. O nome dele consta do Portal da Transparência, mas ele trabalha nos períodos da manhã e tarde em sua própria clínica de cirurgia plástica, em Curitiba. A secretária do consultório confirmou, sem saber que estava sendo gravada, que Souza atende única e exclusivamente na clínica e que não dá plantões em hospitais. "Ele atende e opera aqui", disse.

Publicidade

No Portal da Transparência, figuram 2.457 servidores, mas há casos de pessoas que não prestam nenhum tipo de serviço à Assembleia. A reportagem mostrou o depoimento de uma mulher que desde 2006 consta como funcionária, apenas para que o dinheiro do salário volte para o gabinete onde ela está lotada. Ela retira o dinheiro na agência e entrega em mãos do assessor. Em troca, ela tem acesso a benefícios do serviço público.

Assista à reportagem em vídeo:

Leia todas as reportagens da série Diários Secretos completa da RPC-TV e Gazeta do Povo

Publicidade