| Foto: Reprodução /RPCTV

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) recebeu nesta segunda-feira (22) cópias dos documentos utilizados pelo jornal Gazeta do Povo e pela RPC-TV para denunciar as irregularidades na Assembleia Legislativa do Paraná. Os 724 diários consultados serão utilizados pelo órgão para aprofundar e abrir novas frentes de investigação sobre a Assembleia.

CARREGANDO :)

Os documentos comprovam que houve contratação de funcionários fantasmas, a publicação de diários avulsos (sem numeração e sem data), medidas adotadas por meio de atos secretos, entre outras irregularidades. E, a partir dessa segunda-feira (22), todos os cidadãos podem consultar a base de dados utilizada para a elaboração das denúncias na série Diários Secretos no site "Por dentro dos diários secretos".

"Passamos a ter outros elementos significativos que demonstram a existência de irregularidades e também de crimes praticados na Assembleia Legislativa", disse o procurador-geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

Publicidade

Seis dos oito promotores de Proteção ao Patrimônio Público investigam as irregularidades da Assembleia. Além desses, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP também atua no caso.

Assista à reportagem em vídeo:

Diários oficiais na internet

O presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), afirmou nesta segunda-feira que os diários oficiais serão publicados no site da Casa de Leis em, no máximo, 60 dias. No entanto, a medida valerá apenas para as novas publicações, e não contemplará os diários que já foram impressos, como os que foram denunciados na série Diários Secretos.

A medida não foi bem aceita por todos os deputados. O petista Tadeu Veneri enviou um requerimento a Justus defendendo que todos os diários – novos e antigos – sejam colocados na internet.

Publicidade

Recadastramento

As fichas para o recadastramento dos funcionários da Assembleia estarão disponíveis a partir da terça-feira (23) na internet. Os servidores terão que informar o cargo e o salário que recebem da Casa, além de dados pessoais. O prazo para fazer o recadastramento vai até 17 de maio.

Assista à reportagem em vídeo:

Leia todas as reportagens da série Diários Secretos completa da RPC-TV e Gazeta do Povo

Publicidade