Todos os anos, cerca de 90 mil jovens paranaenses se apresentam para o alistamento militar. Apenas 5% deles é chamado para o serviço. João se enquadra no grande grupo de dispensados. A maioria dos jovens escalados para o serviço é voluntária, isto é, manifestou vontade de servir às Forças Armadas durante o processo de seleção.
"O caráter obrigatório (previsto no artigo 143 da Constituição) acaba sendo relativo, pois a vontade de integrar o serviço militar é um dos quesitos avaliado. Acaba faltando vagas", afirma o tenente-coronel Paulo Sérgio Ceres Alves, chefe da seção de serviço militar da 5.a Região Militar, que abrange Paraná e Santa Catarina.
O serviço militar tem 12 meses de duração e conta com uma rotina similar a de qualquer outra profissão exceto os treinamentos físicos e de tiro. No primeiro ano, o salário mensal é de R$ 493. Quem presta o serviço recebe o título de soldado.
Formação profissional
Servir às Forças Armadas vai além do patriotismo. Para o tenente-coronel Ceres, a experiência no serviço militar é útil para a vida do jovem. "Temos um mercado de trabalho muito concorrido e o serviço desenvolve características necessárias para qualquer área, como responsabilidade e disciplina."
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Deixe sua opinião