Todos os anos, cerca de 90 mil jovens paranaenses se apresentam para o alistamento militar. Apenas 5% deles é chamado para o serviço. João se enquadra no grande grupo de dispensados. A maioria dos jovens escalados para o serviço é voluntária, isto é, manifestou vontade de servir às Forças Armadas durante o processo de seleção.
"O caráter obrigatório (previsto no artigo 143 da Constituição) acaba sendo relativo, pois a vontade de integrar o serviço militar é um dos quesitos avaliado. Acaba faltando vagas", afirma o tenente-coronel Paulo Sérgio Ceres Alves, chefe da seção de serviço militar da 5.a Região Militar, que abrange Paraná e Santa Catarina.
O serviço militar tem 12 meses de duração e conta com uma rotina similar a de qualquer outra profissão exceto os treinamentos físicos e de tiro. No primeiro ano, o salário mensal é de R$ 493. Quem presta o serviço recebe o título de soldado.
Formação profissional
Servir às Forças Armadas vai além do patriotismo. Para o tenente-coronel Ceres, a experiência no serviço militar é útil para a vida do jovem. "Temos um mercado de trabalho muito concorrido e o serviço desenvolve características necessárias para qualquer área, como responsabilidade e disciplina."
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT