O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o ex-governador José Serra (PSDB) lamentaram nesta terça-feira (29)a morte do ex-vice-presidente e ex-senador por Minas Gerais José Alencar.
A morte de Alencar acabou esvaziando a sessão solene do Senado que homenagearia os dez anos de falecimento do ex-governador de São Paulo Mário Covas. O evento levou para Brasília lideranças tucanas como Alckmin e Serra. Após breves homenagens ao fundador do PSDB, a sessão foi encerrada e os senadores se revezaram na tribuna para homenagear José Alencar e prestar condolências à família.
"Perdemos um grande brasileiro, um grande político, um gladiador pela vida, um homem que tinha coragem de discordar, concordar, de ser solidário", declarou Sarney. "Ele deixa o seu exemplo pessoal, a sua correção, a maneira com que ele enfrentou a doença, com que lutou pela vida, com que soube sofrer, isso tudo é sem dúvida uma lembrança que o povo brasileiro jamais vai esquecer", concluiu.
O governador Geraldo Alckmin lamentou a morte do ex-vice em nome do governo e do povo de São Paulo, afirmando que o mineiro foi um "homem público exemplar e empreendedor apaixonado pelo Brasil e pelo povo brasileiro. Uma figura humana cativante, um homem de fé, de superação, que tinha um enorme amor à vida".
O ex-governador e candidato derrotado à Presidência José Serra afirmou que Alencar era "exemplo de um homem cordial, mesmo dentro dos conflitos políticos. Um homem de grande coragem pessoal e um batalhador". Serra lembrou que Alencar foi um grande empresário, que construiu um parque manufatureiro na área têxtil, gerando milhares de empregos e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. Para Serra, Alencar foi um homem que enfrentou como ninguém as adversidades da vida, com muita valentia e coragem.
Dilma Rousseff
"Foi uma grande honra ter convivido com o José Alencar. Ele é uma daquelas pessoas que vai deixar uma marca indelével na vida de cada um de nós", afirmou a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
Luiz Inácio Lula da Silva
"O momento é de muita dor e sofrimento. Nossa relação era de irmãos e companheiros", lamentou o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Fernando Henrique Cardoso
"Seu trato ameno e sua coragem para enfrentar a doença tornaram-no familiar e querido, mesmo para quem não privou de seu convívio", afirmou o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.
Aécio Neves
"Fica a memória de um homem afável e construtor de pontes. Sempre buscou diálogo com a oposição nos temas que interessavam ao país, e a sua presença de homem público e política talvez seja a sua maior marca."
Nelson Jobim
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou, em nota, que o "amor pela vida" e o "espírito de luta" do ex-presidente servirão, hoje e sempre, como um exemplo singular para todos os brasileiros". Jobim lembra que Alencar ocupou o comando da Defesa por quase dois anos.
"Sua passagem pela Defesa foi fundamental para tranquilizar um setor que se encontrava imerso numa crise em razão da deterioração, à época, da relação civil-militar. Seu esforço apaziguador e sua habilidade política de mineiro prepararam o terreno sobre o qual se alicerçaram as bases para a modernização da nova Defesa do Brasil", destacou na nota. O ministro da Defesa ainda se referiu a Alencar como "homem público íntegro e confiante no presente e futuro de seu País".
Vaccarezza
O líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), lamentou a morte do ex-vice-presidente José Alencar e disse que há um sentimento de pesar e de perda profunda, não só do PT e do Congresso, "mas do Brasil inteiro".
"O vice (Alencar) faz parte da vida de todos nós. O País sente a perda como alguém da família", comentou Vaccarezza.
Segundo Vaccarezza, Alencar é um exemplo de vida pessoal, social e política. "Uma parte do Brasil se foi hoje com José Alencar". O petista contou que recebeu a notícia quando estava reunido com líderes da base para discutir as votações da semana e que a informação mudou a reunião.
Lincoln Portela
O líder do PR na Câmara, o deputado Lincoln Portela (MG), disse que Alencar contribuiu muito para a democratização do País. Ele lembrou que o vice-presidente foi do PMDB e do PL (atual PR), antes de ir para o PRB. "Ele é um exemplo de fé, coragem e determinação. A característica do vencedor é nunca desistir. E ele nunca desistiu".
José Agripino
Entre a oposição, o presidente nacional do DEM, senador José Agripino (RN), afirmou, em nota, que Alencar foi um político "de raro espírito público" e um "empresário competente". "Registro minha tristeza pela morte do sempre vice-presidente José Alencar. O empresário competente a quem o Rio Grande do Norte deve desenvolvimento e milhares de empregos", ressaltou.
Aloysio Nunes Ferreira
Outro senador da oposição que lamentou a morte de Alencar foi Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) que, por meio da rede de microblogs Twitter, elogiou o ex-vice-presidente. "Um político honrado, um ministro competente, um vice-presidente leal e um empresário de sucesso. José Alencar é um patriota", destacou.
Temer
O presidente da República em exercício, Michel Temer, destacou que o ex-presidente José Alencar foi exemplo de luta, perseverança e superação para todos os brasileiros. "Mesmo nos momentos de maior sofrimento pessoal, transmitia otimismo permanente e fé inquebrantável", ressaltou Temer, em nota à imprensa.
Na nota, Temer ressaltou que Alencar ficou conhecido nacionalmente por integrar um governo profundamente comprometido com a justiça social. "A perda de José Alencar é imensa, devido à grande estatura que ele alcançou na sua vida, seja como empresário, seja como político. Sempre de forma irreparável e exemplar", disse.
José Pimentel
"O Brasil perde um grande político e empreendedor. Tive o privilégio de conviver com José Alencar no exercício da vice-presidência: homem simples, íntegro, determinado e de coragem. Cumpriu sua missão com muita dignidade", declarou Pimentel.
O senador enalteceu ainda as qualidades de grande empreendedor de Alencar. "Sempre que discutimos os temas relacionados a micro e pequenas empresas, tive o cuidado de ouvir os seus ensinamentos. José Alencar começou muito pequeno e se consolidou como um dos maiores empresários do Brasil, tendo como seu maior patrimônio os trabalhadores de suas empresas".
Tasso Jereissati
"A lição que o ex-vice-presidente José Alencar deixa para todos nós, além do seu histórico de empresário e homem público, foi a demonstração de uma fé extraordinária diante das adversidades. Seu esforço não foi em vão, porque ele nos deixa essa comovente história", declarou através de nota.
Tarso Genro
Governador do Rio Grande do Sul, lembrou que passou por episódios políticos muito importantes junto com Alencar, "e ele sempre com serenidade, tranquilidade, com fidalguia, e fidelidade aos propósitos que o uniram ao presidente Lula". Tarso, que decretou luto oficial de três dias no Estado, também postou uma homenagem a Alencar na rede de microblogs Twitter. "José Alencar: morre um grande brasileiro, orgulho do nosso povo e patrimônio da democracia no Brasil".
Olívio Dutra
"José Alencar era um homem correto e um lutador no verdadeiro e profundo sentido dessa palavra. Lutador pela vida, sua e a dos outros".
Omar Aziz
"Alencar conquistou a admiração do Brasil. Empresário e homem de visão que foi, ele será lembrado pelas importantes contribuições que deu ao País"
Humberto Costa
O líder do PT no Senado, senador Humberto Costa (PE), destacou "a grande lealdade" de José Alencar como vice-presidente da República, sobretudo na crise econômica de dois anos atrás, quando, no seu entender, atuou como conselheiro do governo. "Se não fosse ele, talvez tivéssemos vivido mais turbulência naquela crise".
Para o líder, Alencar deixa "uma lição de vida, de perseverança, de muita coragem". "E para nós do PT, é uma perda muito grande, porque ele era um de nossos filiados de honra". "Perdemos um grande brasileiro, uma pessoa que teve um papel fundamental nesses oito anos de mudança do governo Lula, ele teve a coragem, o desprendimento de se aliar a um operário, a alguém de esquerda para compor uma chapa presidencial. Isso foi fundamental para nossa vitória".
Para o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Alencar deixa "um exemplo de coragem de luta e, acima de tudo, de honradez". "Quem faz parte desta Casa (Senado) tem orgulhoso em dizer que José Alencar exerceu o mandato de senador".
Marta Suplicy
A vice-presidente do Senado lembrou o fato de, na sua luta contra o câncer, José Alencar ter fortalecido outras pessoas que padecem da doença. "Ele levou força para milhares e milhares de famílias que têm de conviver com a doença". "É um homem que saiu de uma cidade pequena, com poucas posses, criou um império, uma família maravilhosa, entrou na política porque quis ajudar o Brasil e quis dar a sua contribuição. E depois ajudou a eleger o presidente Lula duas vezes, não só uma. Foi determinante a entrada dele na vice-presidência e deu uma credibilidade diferenciada naquele momento para o presidente Lula", disse.
Tombini
O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, divulgou na tarde de hoje nota de pesar pela morte do ex-vice-presidente da República José Alencar. No texto, Tombini afirma que Alencar "deixa um exemplo de perseverança para a atual e as futuras gerações" e que "trabalhou com afinco tanto no setor público como na iniciativa privada em prol do desenvolvimento do País".
Marco Maciel
O ex-vice-presidente e ex-senador Marco Maciel divulgou nota em que afirma que a morte de Alencar, "que muito estimava", "comove a sociedade brasileira". "Durante sua enfermidade, deixou reiterados exemplos de doação cívica ao País e a suas instituições e, principalmente, de estóica coragem para suportar com resignação o sofrimento que tanto o afligiu".
Luiz Sérgio
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Luiz Sérgio disse, em nota divulgada à imprensa, que "José Alencar deu muitos exemplos ao Brasil e aos brasileiros. "Deu exemplo de determinação para superar a infância pobre; exemplo de amor ao País como senador, ministro e vice-presidente da República; e finalmente um grande exemplo de fé durante sua luta incansável pela vida. Que os exemplos desse grande brasileiro sirvam de inspiração para todos nós".
Santa Catarina
Em nota oficial, o governador de Santa Catarina Raimundo Colombo (DEM) prestou condolências à família do ex-vice-presidente reconhecendo na sua figura de homem público como um "grande brasileiro". Colombo destacou que o seu esforço, a sua luta, sua fé e sua capacidade de superação emocionaram o Brasil inteiro. "Não há quem não tenha se sensibilizado com sua superação, com sua vontade de viver, as vitórias na iniciativa privada e seu exemplo de homem público. Não há um brasileiro que não sinta orgulho do exemplo e da pessoa de José Alencar. Esse foi um grande brasileiro", destacou
Ceará
O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), chamou Alencar de "mestre da coragem e da serenidade". Cid destacou o apoio que o ex-vice-presidente deu ao então presidente Lula na "cruzada pela redenção econômica e erradicação da miséria". O governador informou que vai ao velório de José Alencar, em Brasília.
A prefeita de Fortaleza , Luizianne Lins (PT), disse que Alencar foi "um exemplo de amor à vida e ao Brasil". Na opinião dela, ele será lembrado para sempre como o ex-vice-presidente que, de maneira discreta como bom mineiro que era, ajudou o presidente Lula a reconstruir o Brasil. "Nos últimos anos, acompanhamos sua luta contra a doença, que,apesar da gravidade não o abateu em nenhum momento. E a sua postura só fez crescer no coração dos brasileiros o carinho, respeito e admiração por esse homem público que vai deixar saudade", declarou.
Pernambuco
O governador Eduardo Campos decretou luto oficial em Pernambuco em homenagem ao ex-vice-presidente da República. O governador referiu-se a Alencar como "um grande brasileiro", que ao longo dos últimos anos "deu uma prova e um exemplo de amor ao Brasil, de amor ao trabalho, de coerência política e, sobretudo, de amor à vida, de coragem para enfrentar adversidades".
"José Alencar deixa um grande exemplo", reiterou. "Um exemplo de empreendedor, de político e de alguém que soube, sem se queixar da vida, enfrentar uma doença grave com muita coragem, com muito amor à vida e ao Brasil".
José Eduardo Cardozo
Em nota, o ministro da justiça destacou que o político virou "símbolo de coragem" para o Brasil. "Alencar era um guerreiro que, ao longo de sua trajetória, conquistou a admiração de todos os brasileiros. Certamente o Brasil está muito triste ao perder um grande patriota, que deixou seu nome na história brasileira", ressaltou.
Marina
Em nota divulgada na noite de hoje por sua assessoria de imprensa, a ex-senadora Marina Silva (PV-AC) lamentou a morte do ex-vice presidente José Alencar. "Assim como todos os brasileiros, lamento profundamente a morte de José Alencar. Lutou com força e determinação contra uma doença tão agressiva. É um exemplo de dignidade e amor à vida. A postura dele sempre me impressionou. Acredito que todos que acompanharam seu drama foram positivamente influenciados pela forma como encarou a doença, com tranquilidade e transparência", diz a ex-senadora.
Marina lembrou também o período de convivência com Alencar no governo Lula. "Quando estive à frente do Ministério do Meio Ambiente, José Alencar sempre me deu apoio e teve uma atitude acolhedora nas questões que apresentei. Nos momentos em que assumiu a Presidência da República, fazia questão de falar comigo pessoalmente antes de assinar qualquer medida na área ambiental. E foi a partir desta convivência que aprendi que ele era uma pessoa acessível e disposta a ouvir". A ex-senadora finaliza a nota manifestando "um carinho muito grande" por Alencar e apoio à família do ex-vice presidente.
Confira a cobertura completa sobre a morte de José Alencar