• Carregando...
 |
| Foto:

A cabeleireira Mirta Teixeira indignou-se com a situação da rua próxima ao salão onde trabalha, no bairro Cajuru, em Curitiba anos atrás. "Uns vinham colocar o antipó. Depois, passavam outros e tiravam. E ninguém fazia nada direito; era uma bagunça", diz ela. A questão só foi resolvida depois que Mirta ligou para a central telefônica 156 cobrando uma posição da prefeitura. "Um tempo depois eles fizeram um asfaltamento melhor."

INFOGRÁFICO: Saiba quais são os principais canais de comunicação para a população e como usá-los

A partir desse episódio, Mirta utiliza frequentemente o canal de comunicação direta com a prefeitura para solicitar serviços e reivindicar melhorias para o bairro em que mora e para aquele em que trabalha. O telefone é um meio, entre diversos, que pode ser utilizado pelo cidadão para entrar em contato com a prefeitura de Curitiba, o governo paranaense ou a administração federal (confira abaixo).

Prazo de solução

De acordo com o coordenador de atendimento ao cidadão da Central 156 de Curitiba, Ozires de Oliveira, o sistema recebe em média 6 mil ligações por dia. "Os pedidos mais frequentes são referentes à coleta de resíduos vegetais, iluminação pública, trânsito, poda de árvores em vias públicas e transporte", diz ele. Oliveira conta ainda que as solicitações dos cidadãos são encaminhados para os órgãos competentes. O prazo para serem atendidos, segundo ele, varia de 5 a 30 dias, dependendo da complexidade do assunto.

No governo do estado, a maioria das solicitações são solucionadas nas primeiras 48 horas, diz o secretário da Corregedoria e Ouvidoria do Estado, Ramatis Fávero. Segundo ele, os órgãos mais procurados – Detran, Copel, Sanepar e as polícias – têm suas próprias ouvidorias.

"Todas as reclamações [recebidas pela Ouvidoria], até as anônimas, recebem uma senha que permite ao cidadão acompanhar o processo pela internet", explica Fávero. Para ele, o canal é "a porta aberta" do governo do estado para a população. "É um trampolim do povo para alcançar seus direitos."

Ozires de Oliveira, da prefeitura, concorda que a interação com a população da cidade é um importante fator de transformação da cidade. "Por meio dos apontamentos, conseguimos extrair indicadores que auxiliam no planejamento da gestão, definindo áreas de prioridade e assuntos de maior relevância."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]