Zuleika Giotto, da OAB-PR: é importante conscientizar o eleitor, em especial o jovem que vai votar pela primeira vez| Foto: Daniel Derevecki/Arquivo/ Gazeta do Povo

Serviço

A Semana da Cidadania, organizada por várias entidades, ocorre em diferentes locais:

Quando

De 4 a 8 de novembro.

Endereços

Teatro Bom Jesus – Rua 24 de Maio, 135, campus da FAE. Campus da Indústria, Fiep – Av. Comendador Franco, 1341. Auditório da pós-graduação da Universidade Positivo – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300.

Inscrições

Pelos sites: intranet.oabpr.org.br/servicos/eventos/evento_inscricao.asp?id_evento=276; www.sistemafiep.org.br/transparenciaecompetitividade

CARREGANDO :)

Confira a programação da Semana da Cidadania

04/11 – Congresso da Primavera (Teatro Bom Jesus. Rua 24 de Maio, 135, campus da FAE)

Inscrições pelo site intranet.oabpr.org.br/servicos/eventos/evento_inscricao.asp?id_evento=276

• 9h – Abertura

Mestre de cerimônia: humorista João Cláudio Moreno

• 9h45 – Educação e Cidadania: A MPB cantada e contada via protestos no Brasil

Palestrantes: Luciana Worms, André Filipe Reid dos Santos, Ana Maria Pereira Mendes e Marden Machado.

• 13h45 – Meio Ambiente, mobilidade urbana e cidadania

Palestrantes: Adalberto Scortegagna, Thiago Hoshino e Sylvia Leitão

• 16h15 – Mídia, Eleições e Cidadania

Palestrantes: Demétrio Magnoli, Torquato Jardim, Emerson Cervi e Kelly Prudêncio

• 19h – Encerramento: mensagem que os protestos de junho deixam para a mudança na política brasileira

Palestrante: Roberto Janine Ribeiro

05/11 – Fórum Internacional Transparência e Competitividade (Campus da Indústria, FIEP. Av. Comendador Franco, 1341)

Inscrições pelo site http://www.sistemafiep.org.br/transparenciaecompetitividade/

• 9h – Abertura credenciamento

• 14h- Como funciona um Observatório Social

Palestrantes: Roni Enara Rodrigues e Ney da Nóbrega Ribas

• 14h- Evento Copa 2014: Como está esse jogo? – Programa Jogos Limpos (Instituto Ethos)

• 14h - O Custo da corrupção para a democracia

Palestrantes: Estefânia Maria de Queiroz Barboza, Mariana Mota Prado, Fabrizio Fracchia, Paulo Ricardo Schier e Norman de Paula Arruda Filho

• 16h – Controle do patrimônio público: corrupção e o setor privado (Ministério Público)

Palestrante: Cláudio Smirne Diniz

• 18h – Abertura oficial

Palestrantes: Edson Campagnolo, Sally Fegan-Wyles , Olajobi Makinwa e Belmiro Valverde Castor

06/11 – Fórum Internacional Transparência e Competitividade (Campus da Indústria, Fiep. Av. Comendador Franco, 1341)

• 8h – Credenciamento

• 9h – Abertura de sessão plenária

• 9h15 – Qual o impacto da corrupção e o papel das empresas?

Debate: Edson Campagnolo e Mariana Mota Prado. Mediação: Alex Mejía. Apresentação: Olajobi Makinwa

• 10h30 – Como posso proteger a minha empresa da corrupção?

Debate: Carlos Alexandre Peres, Josmar Verillo e Ricardo Voltolini. Mediação: Alex Mejía.

• 12h – Almoço

• 14h – Parcerias no combate à corrupção

Debate: Eduardo Cambi, Norman de Paula Arruda Filho e Caio Magri. Mediação: Mônica Waldvogel. Apresentação: Gerardo Berthin.

• 15h30 – O que fazer para melhorar? Preparando um futuro com transparência

Debate: Sally Fegan-Wyles , Edson Campagnolo, Jorge Hage Sobrinho e Ater Cristófoli

• 17h30 – Conclusões e encerramento

• 18h – Coquetel de encerramento

08/11 – Mesa redonda (Auditório da pós-graduação da Universidade Positivo. R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)

• 19h – A Crise de Representatividade da Democracia Brasileira e a Jurisdição Eleitoral: Ativismo ou Auto-contenção?

Palestrantes: Néviton de Oliveira Batista Guedes, Luiz Fernando Casagrande Pereira, Guilherme de Salles Gonçalves e Gustavo Guedes.

Pessoas físicas e jurídicas podem inscrever seus pedidos de tentativa de acordo nos processos em trâmite no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) até a próxima sexta-feira (1º).

Publicidade

"A corrupção é um comportamento negativo que não está só na classe política, mas em todas as pessoas, culturalmente." A frase do promotor de Justiça e coordenador do Movimento Paraná Sem Corrupção, Eduardo Cambi, justifica a importância da Semana da Cidadania, evento articulado pela entidade que acontece entre os dias 4 e 8 de novembro com programações independentes organizadas por parceiros, como a seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), o Instituto de Direito Eleitoral (Iprade) e o Sistema Fiep, entre outros. Todos eles têm como foco central o exercício da cidadania. "Cidadania é respeito, é tolerância. São conceitos universais do dia a dia aplicados a todos os cidadãos. Mas nosso objetivo não é só disseminar esse conceito, e sim preparar a população para exercê-la, votar melhor, e isso requer um debate amplo", diz Cambi.

A programação começa com o Congresso da Pri­­mavera, realizado pela OAB-PR e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com Zuleika Giotto, coordenadora da comissão da OAB que organiza o evento, a ideia é tratar de temas propostos nas manifestações do mês de junho, por meio de uma abordagem divertida e para conscientizar o eleitor, em especial o jovem que vai votar pela primeira vez, sobre a importância do voto e da fiscalização dos mandatos: "Queremos trazer as pautas das manifestações para o debate, e fazer as pessoas entenderem que esses problemas, como mobilidade urbana e educação, estão inseridos em um contexto, não são isolados". Entre os convidados estão nomes como o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Torquato Jardim, o sociólogo Demétrio Magnoli e a professora Luciana Worms.

O setor privado também é público alvo da programação. O segundo e o terceiro dia da semana ficam por conta do Fórum Internacional Transparência e Competitividade, organizado pela Fiep para conscientizar os empresários e industriais a combater a corrupção dentro das próprias empresas. "O país só vai crescer uma vez que a gente consiga reduzir a corrupção no Brasil. Ela gera mais burocracia, mais dificuldade, aumenta o custo do país. É papel do setor privado promover essa discussão e fazer com que as empresas entendam seu papel e saber como atuar".

A semana termina ainda com a mesa redonda "A Crise de Representatividade da Democracia Brasilei­­­ra e a Jurisdição Elei­­­­to­­­ral: Ativismo ou Auto­­­­contenção?", no auditório de pós-graduação da Universidade Positivo. A palestra vem no embalo do curso de pós-graduação em Direito Eleitoral que o Instituto Paranaense de direito Eleitoral (Iprade) organiza na universidade. "Queremos debater as posturas da Justiça Eleitoral diante de crises de legitimidade como a que estamos presenciando. A justiça deve ser mais intervencionista ou arbitral, deixando que os agentes políticos ajam de maneira autônoma?", questiona o presidente do Iprade, Guilherme Gonçalves. A mesa redonda é aberta a toda a comunidade sem necessidade de inscrição. Todos os outros eventos também são gratuitos, e as inscrições podem ser feitas no site de cada um.

Inscrições para conciliação na Justiça terminam nesta semana

Publicidade

Katna Baran

As inscrições de processos para a Semana Nacional de Conciliação, que ocorre entre os dias 2 e 6 de dezembro nos tribunais brasileiros, terminam nesta semana no Paraná. Para a campanha, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), são selecionadas ações judiciais com possibilidade de acordo, e as partes envolvidas são intimadas para solucionar o conflito.

A proposta é diminuir a carga de trabalho do Judiciário, reduzindo o estoque de processos nas esferas das justiças estadual, trabalhista e federal. Os interessados em incluir o caso na Semana de Conciliação devem procurar os tribunais em que o caso tramita, e cada um deles é responsável por organizar as pautas de julgamento.

Pessoas físicas e jurídicas podem inscrever seus pedidos de tentativa de acordo nos processos em trâmite no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) até a próxima sexta-feira (1º). O cadastro deve ser feito pelo site http://bitly.com/Hbn49P. Já no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), a inscrição pode ser feita pelo link http://bitly.com/1gFx8rB até domingo (3).

Justiça Federal

Publicidade

As partes que possuem processos em trâmite no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que abrange as seções judiciárias do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, também podem indicar ações – com exceção das criminais – até quinta-feira (31). Os interessados podem seguir três caminhos: pela consulta processual unificada, correio eletrônico ou petição nos autos do processo.

É possível inscrever os processos que tramitam em meio físico por meio do link "conciliar", disponível no resultado da consulta processual unificada, no portal do TRF-4. No link http://bitly.com/Hlq9ng há um passo a passo explicando como proceder neste caso. Já a opção do correio eletrônico serve para os processos que tramitam no meio físico e eletrônico. É preciso enviar o número do processo, nome completo da parte e, se possível, o número do contrato para o e-mail conciliar@trf4.jus.br.

O advogado da parte também pode pedir para participar das audiências de conciliação diretamente nos autos do processo. As audiências de conciliação do TRF-4 ocorrerão nas unidades judiciárias das capitais e do interior dos três estados. Se o processo não for incluído nesta semana, poderá participar das pautas de conciliação que ocorrem o ano inteiro.

Nesta campanha, só podem ser cadastradas ações que já tramitam na Justiça, mas há outra forma de conciliação: a pré-processual, ou informal, que ocorre quando o interessado busca solucionar o conflito com o auxílio de conciliadores antes mesmo de o processo ser instaurado.