• Carregando...

Na próxima quarta-feira, 8 de maio, é dia de milhares de escolas participarem de uma iniciativa mundial de plantio de árvores. Nas últimas edições do "Eno Tree Planting Day" (dia do plantio de árvo­res do programa Ambiente On­line, em livre tradução do inglês), ao menos 64 escolas do Paraná, sendo 25 de Curitiba, desenvolveram atividades.

A professora Dulce Pazi­na­to Casarin, coordenadora do Programa ENO na Região Sul do Brasil, conta que as ações ambientais ocorrem duas vezes ao ano, com música, teatro e mutirões de limpeza. "É um dia de conscientização", resume. Aproximadamente 3 mil alunos estão envolvidos no estado e, a cada seis meses, cerca de 150 árvores são plantadas. No mundo, mais de 10 mil escolas participam, em 150 países. A meta é chegar a 2017 com 100 milhões de árvores plantadas.

A Escola Estadual Dona Ca­rola, no bairro São Fran­cisco, foi a primeira de Curitiba e do Paraná a aderir ao programa, em 2005. "O plantio não é um momento isolado. Ele faz parte de uma atividade de incentivo à sustentabilidade", diz o diretor Wagner Oliveira. No pátio crescem pitangueiras, limoeiros, jabuticabeiras e outras árvores frutíferas. Também em áreas públicas, como praças, os estudantes plantam mudas.

Participação

As escolas interessadas em participar devem se cadastrar no endereço www.enotreeday.net. O projeto recomenda o plan­tio apenas de espécies endêmicas (características da região). As secretarias municipais de meio ambiente fornecem mudas. O plantio deve ser registrado em fotos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]