Na próxima quarta-feira, 8 de maio, é dia de milhares de escolas participarem de uma iniciativa mundial de plantio de árvores. Nas últimas edições do "Eno Tree Planting Day" (dia do plantio de árvores do programa Ambiente Online, em livre tradução do inglês), ao menos 64 escolas do Paraná, sendo 25 de Curitiba, desenvolveram atividades.
A professora Dulce Pazinato Casarin, coordenadora do Programa ENO na Região Sul do Brasil, conta que as ações ambientais ocorrem duas vezes ao ano, com música, teatro e mutirões de limpeza. "É um dia de conscientização", resume. Aproximadamente 3 mil alunos estão envolvidos no estado e, a cada seis meses, cerca de 150 árvores são plantadas. No mundo, mais de 10 mil escolas participam, em 150 países. A meta é chegar a 2017 com 100 milhões de árvores plantadas.
A Escola Estadual Dona Carola, no bairro São Francisco, foi a primeira de Curitiba e do Paraná a aderir ao programa, em 2005. "O plantio não é um momento isolado. Ele faz parte de uma atividade de incentivo à sustentabilidade", diz o diretor Wagner Oliveira. No pátio crescem pitangueiras, limoeiros, jabuticabeiras e outras árvores frutíferas. Também em áreas públicas, como praças, os estudantes plantam mudas.
Participação
As escolas interessadas em participar devem se cadastrar no endereço www.enotreeday.net. O projeto recomenda o plantio apenas de espécies endêmicas (características da região). As secretarias municipais de meio ambiente fornecem mudas. O plantio deve ser registrado em fotos.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Deixe sua opinião