Hackday
Ocorre hoje, a partir das 9h30. O endereço é Rua Mamoré, 340, Mercês (na NET Curitiba). Inscrições encerradas.
Maratona Hacker
Acontece na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Telefone: (61) 3216-0000. Do dia 29 de outubro a 1º de novembro. Inscrições até o dia 20 de setembro pelo site: www.camara.leg.br/hackathon.
Outra forma de cidadania terá lugar hoje em Curitiba. O Transparência Hackday, evento realizado pela Gazeta do Povo a partir das 9h30, irá reunir ativistas, jornalistas e cidadãos interessados em obter informações de órgãos governamentais para criar aplicativos e bancos de dados públicos com a ajuda de desenvolvedores e analistas de informação.
Com uma estrutura simples uma sala com conexão à internet e computadores as atividades do dia começam com uma breve apresentação e divisão de equipes de trabalho, que atuarão conjuntamente para dar aplicação prática para informações públicas. Realizada em diversas cidades do Brasil e também no exterior, a atividade gera resultados dos mais diversos, que servem tanto como instrumentos de fiscalização quanto aplicativos de utilidade pública.
"O fundamento e o princípio ativo é essa rede de contatos entre jornalistas, ativistas, acadêmicos e tecnólogos de toda sorte. É um evento que não morre em si. É apenas um estopim que coloca esses profissionais em contato para outras tardes, outros encontros", diz o ativista Pedro Markun, da ONG Transparência Hacker, um dos organizadores do evento.
Integrantes da ONG Monitor Legislativo também já confirmaram presença no evento. O convite foi aberto às demais organizações e diversos cidadãos interessados se inscreveram previamente para participar do evento.
Legislativo
Câmara dos Deputados terá evento hacker em prol da transparência
Evento semelhante com foco específico na atividade legislativa federal vai acontecer na Câmara dos Deputados, em Brasília, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. A Maratona Hacker reunirá programadores e desenvolvedores de todo Brasil para criar aplicativos que colaborem com a transparência, a divulgação e a celeridade do processo legislativo. O evento é patrocinado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União.
Ao todo, 50 propostas serão selecionadas para serem desenvolvidas a partir dos dados disponíveis na Câmara e em outras bases públicas. As despesas dos autores participantes com transporte, translado, hospedagem e alimentação serão custeadas pelo órgão e prêmios de R$ 5 mil serão dados para cada um dos três grandes vencedores avaliados por uma comissão de técnicos da Casa e representantes da sociedade. As inscrições vão até o dia 20 de setembro no site da Câmara e os projetos podem ser assinados individualmente ou por equipes de no máximo três integrantes.