Agora, além de poder ligar para a Central de Atendimento 156, que nem sempre consegue auxiliar a população da cidade com eficiência, qualquer cidadão de Curitiba que tenha acesso a um smartphone pode recorrer à rede social Colab.re, cuja página virtual da cidade foi lançada ontem pela prefeitura da capital.
Para isso, basta entrar na página da rede social utilizando uma conta de Facebook e o usuário já poderá fiscalizar, propor soluções e ideias ou então avaliar todo tipo de aspecto da cidade. Dá até para postar fotos, inclusive.
O processo é bem rápido. Até o momento, os temas abordados pelos usuários são bem diversos e giram em torno de entraves burocráticos excessivos, como, por exemplo, o estado das calçadas da cidade e a manutenção dos pontos de ônibus, além de alertar sobre áreas de alagamento, entre outros problemas urbanos.
Realidades
A ação faz parte do programa Curitiba Inteligente, que tem como principal objetivo a identificação de realidades que podem ser modificadas no município. A rede não terá custos de utilização para o governo municipal, mas já custou 15 mil para os cofres devido à customização do site.
Uma equipe da Secretaria Municipal da Comunicação Social estará conectada à Colab.re e ficará responsável por passar as demandas para os órgãos adequados, bem como por dar um feedback para os cidadãos.
O empresário Gustavo Maia, um dos criadores da rede social cidadã, lançada em 2013 e premiada como o melhor aplicativo urbano do mundo pela fundação franco-suíça New Cities, lembra que nenhuma informação poderá ser moderada ou excluída pela prefeitura.
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