O Espírito Santo e o Recife lideram o índice de transparência, divulgado nesta sexta-feira (30) pela ONG Contas Abertas. O levantamento avaliou os portais de Estados e capitais, além do Distrito Federal.
Entre as cidades, a capital de Pernambuco ficou em primeiro lugar, com nota 8,70. Recife foi seguida por Vitória (7,61) e São Paulo (7,14). O ranking dos Estados ficou parecido, com o Espírito Santo (8,96) a frente de Pernambuco (8,15) e São Paulo (7,95). As notas variam de 0 a 10.
O lanterna entre os Estados foi Rondônia, com apenas 0,85. É menos da metade da nota do penúltimo colocado, Sergipe (2,42). Aracaju (1,36) foi considerada a pior capital, atrás de Campo Grande (2,70) e (2,75).
O levantamento avaliou os sites no qual cada Estado e município disponibilizam os dados de execução de seu orçamento. Isso está previsto em uma lei de 2009, que obriga a divulgação de dados em tempo real.É a terceira edição do ranking, que leva em conta três aspectos: série histórica e frequência de atualização, conteúdo e usabilidade. Nesta edição ocorreram mudanças na metodologia, o que torna impossível a comparação dos os resultados anteriores.
Segundo o Contas Abertas, a usabilidade ainda é o grande problema dos portais, recebendo a pior nota média entre os Estados e entre as capitais. A frequência de atualização recebeu a maior nota nos dois casos.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião