• Carregando...

A cúpula do governo interpretou as recentes manifestações públicas de Sílvio Pereira e Delúbio Soares como um sinal de alerta. Da mesma maneira que Marcos Valério e sua mulher, Renilda, a dupla diz enfrentar dificuldades financeiras.

Amigos para sempre – Delúbio e Sílvio encerraram a semana festejando um telefonema de Ricardo Berzoini ao advogado Arnaldo Malheiros. Durante a conversa amistosa, o novo presidente do PT afirmou que o partido arcará com todos os custos da defesa do ex-tesoureiro e do ex-secretário-geral.

Em resposta – A CPI dos Correios decidiu apressar a fase de pedidos de indiciamento como troco à Polícia Federal e ao Ministério Público, acusados pelos parlamentares de não partilhar informações com a comissão. Marcos Valério e Delúbio Soares puxarão a fila.

Esteira rolante – Gustavo Fruet (PR) virou alvo das piadas de colegas tucanos. O sub-relator, que viajaria a Nova Iorque para tratar do caso Duda Mendonça em companhia do petista light Delcídio Amaral (MS), irá agora com Ideli Salvatti (SC), a voz mais estridente do governo na CPI dos Correios.

Hora extra – José Dirceu não descansa nem no fim de semana: em hotel no bairro paulistano dos Jardins, o deputado realiza hoje uma reunião plenária em defesa de sua absolvição pela Câmara. O discurso deve incluir recados para algumas estrelas do partido.

Subiu no telhado – A desconfiança geral de que o suplente Pedro Canedo (PP-GO) tende a absolver Professor Luizinho pode levar o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) a liberar seu secretário Leonardo Vilela, titular da vaga de Canedo, para reassumi-la e assim relatar o caso do petista.

Duelo de titãs – A luta contra o relógio para votar a MP 255, restauradora das "bondades" derrubadas com a MP 252, tem obstáculo de peso: o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já avisou que não concordará com as "maldades" que o governo tenta incluir na medida.

Vilão, eu? – Em uma série de reuniões tensas com líderes, entre eles o do governo, Aloízio Mercadante (PT-SP), Renan avisou que de forma nenhuma pretende deixar que o Senado arque com o ônus de retirar da medida os benefícios que a Câmara tinha incluído na finada MP do Bem.

Problema seu – Defendendo que itens como o aumento do teto do Simples fossem mantidos, Renan disparou: "O governo que vete". "Mas o governo não pode vetar", retrucou Mercadante. "Cada um que assuma a sua parte", treplicou o presidente do Senado.

Anotado no caderno – O pano de fundo do mau humor de Renan com o governo, que o levou até a faltar a uma reunião com Lula anteontem, é a ação movida pela AGU contra o aumento de 15% dos servidores. O presidente do Senado diz que o Executivo utiliza o caso para desgastar o Congresso.

Fim do armistício – Está ameaçada a trégua entre petistas e tucanos na Câmara paulistana. O PT protocolou pedido para instalar duas CPIs contra a gestão de José Serra. O troco da bancada do PSDB veio sem demora: uma comissão voltada à dívida deixada pela administração de Marta Suplicy.

Lista tríplice – Três nomes serão lançados na semana que vem para a disputa do Diretório Estadual do PSDB em São Paulo, no início do próximo mês: João Caramez, Sidney Beraldo e Milton Flávio, todos deputados estaduais.

TIROTEIO

* Da senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) sobre o presidente interino do PT, Tarso Genro, para quem "caixa 2" é questão "meramente tributária":

– A cúpula petista perdeu completamente a noção de ética. E ainda tenta nos enrolar com aquela conversa de "refundação" do partido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]