• Carregando...

Brasília (AE) – Parlamentares do Bloco de Esquerda Parlamentar, grupo dissidente do PT, por meio do deputado federal Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), consultaram formalmente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a possibilidade de constituírem novo partido político, sem exigências burocráticas da legislação partidária. A informação foi dada ontem por Biscaia, que contou ter feito a consulta em reunião com o presidente da corte, ministro Carlos Velloso, que prometeu responder na próxima semana.

O deputado disse que há um precedente: ironicamente, o PSDB, formado por uma dissidência do PMDB, em 1988. "Quem levantou pela primeira vez essa idéia foi o deputado Walter Pinheiro (PT-BA)", contou Biscaia. O caminho usual para constituir um novo partido político é complicado, exigindo a constituição de diretórios em certo número de municípios e estados, o que, pela falta de tempo, inviabilizaria a iniciativa dos dissidentes.

Embora haja deputados da esquerda petista dispostos a ingressar no PSOL da senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), muitos parlamentares resistem à idéia, por acharem a nova legenda muito radical.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]