• Carregando...

O Fórum Nacional dos Secretários de Estado dos Transportes vai aderir ao Plano Nacional de Logística de Transportes, em elaboração desde fevereiro pelo governo federal. A decisão foi tomada ontem, durante o último dia de discussões da reunião realizada em Curitiba. "É muito importante essa integração, já que o plano define o futuro de ligações rodoviárias, ferroviárias e portuárias, fundamentais para o desenvolvimento do setor", disse o secretário dos Transportes do Paraná e presidente do fórum, Rogério Tizzot.

O plano foi apresentado pelo engenheiro Marcelo Perrupato, do Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran), que presta consultoria ao Ministério. Tizzot destacou a importância do plano e da participação dos secretários estaduais dos Transportes no estabelecimento de metas para a infra-estrutura do país. "Devemos atuar em conjunto com o Ministério dos Transportes ao longo destes meses, estabelecendo as ações prioritárias a serem tomadas a partir de 2007."

De acordo com Perrupato, trata-se de um plano nacional federativo, multimodal que deve envolver toda a cadeia logística associada ao transporte até 2023. Segundo ele, a apresentação do plano aos secretários dos Transportes e a adesão dos estados vai permitir o aprimoramento da estrutura. "O plano é uma decisão de retomada do processo de planejamento de médio e longo prazo no Ministério dos Transportes, levando em consideração o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do nosso país."

Parceria

Perrupato disse ainda que o plano inclui a visão do setor privado, principal responsável pela produção no país. "Cabe ao governo federal, em conjunto com os estados, propor modernização da infra-estrutura de transportes para que ela possa ser aproveitada com uma visão logística pelo setor privado – embarcadores de carga, geradores da carga e os transportadores."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]