"A Appa seguiria os mesmos moldes da Copel e da Sanepar, empresas de sucesso em seus segmentos. Teríamos um presidente e uma diretoria escolhidos pelo governador e um conselho de diretores formado por diversos representantes."Eduardo Requião, superintendente do Porto de Paranaguá.

CARREGANDO :)

Estatal – Eduardo Requião propôs ontem novo modelo de gestão para os portos do Paraná. De autarquia, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) passaria a ser uma empresa pública, de capital misto, controlada pelo governo do estado e aberta a investimentos privados. O superintendente da Appa disse que apresentará sua idéia ao governador, seu irmão, e ao presidente Lula ainda neste mês.

Aprovação – O secretário especial para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, comemorou ontem o resultado da pesquisa de opinião pública realizada pelo instituto Paraná Pesquisas. Segundo a sondagem, 57% dos moradores de Curitiba aprovam o governo de Roberto Requião. Pereira lembra que o resultado foi melhor do que o desempenho de Requião nas urnas – na capital, o governador reeleito teve 49,97% dos votos válidos no segundo turno.

Publicidade

Equívoco – A gestão do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), teve 72,6% de aprovação, segundo o Paraná Pesquisas. Mas a reportagem da Gazeta do Povo errou ao informar, ontem, os resultados sobre a avaliação da prefeitura. Ao contrário do que foi informado, a administração municipal foi considerada ótima por 14% das pessoas; 44,2% responderam que é boa. A atual gestão municipal é regular para 29,6% dos entrevistados. Outros 6% consideram ruim, e apenas 3,5%, péssima.

Pagamento – A prefeitura de Curitiba depositou ontem R$ 12 milhões nas contas bancárias de 4 mil aposentados e pensionistas do serviço público municipal, referentes à devolução de contribuições previdenciárias cobradas entre 2001 e 2004. O anúncio do pagamento foi feito pelo prefeito Beto Richa, durante café da manhã com aposentados e pensionistas. Até o fim do mês, mais R$ 3 milhões serão pagos a outros mil beneficiados.

Futuro – O diretório municipal do PT de Curitiba reúne-se na manhã de hoje para iniciar as análises e discussões sobre a conjuntura para as eleições de 2008. Além de alianças ainda virtuais e concorrentes ainda imaginários, o principal assunto da pauta será o nome de Gleisi Hoffmann. A expressiva votação que Gleisi alcançou na última disputa ao Senado Federal é a única coisa que o PT tem de concreto para sonhar com a cadeira de prefeito da capital paranaense.

Municípios – Os prefeitos de Iguaraçu, Celso Zampieri, e de Sarandi, Cido Spada, decidiram retirar suas candidaturas à presidência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Com isso, a prefeita de Lobato, Tânia Costa, passa a ser a nova presidente da associação, a partir de 2007. A Amusep, com sede em Maringá, representa 30 municípios.

Contas 1 – Até ontem, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou e aprovou as contas de campanha dos comitês financeiros do PTN, do PFL, do PTB, do PL e do PRTB. Também foram aprovadas as contas dos candidatos a deputado estadual Roberto Hinça (PDT), Cleusa Rosane Ribas Ferreira (PV), Marcelo Rangel (PPS), Francisco Bührer (PSDB), Luiz Fernando Ribas Carli Filho (PSB), Gláudio Renato de Lima (suplente), Álvaro Sady de Brito (PSB), Edson Praczyk (PRTB) e José Domingos Scarpellini (PSB).

Publicidade

Contas 2 – Também foram aprovadas as contas dos candidatos a deputado federal Nelson Meurer (PP), Giacobo (PL) e André Zacharow (PMDB). Os TREs têm até o dia 11 de dezembro, oito dias antes da diplomação, para julgar as prestações de contas dos candidatos eleitos.

Pinga-fogo